Escola de Santana com curso pioneiro

A Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral lecciona o curso de Educação e Formação de Bombeiros. O referido curso, que resulta de uma parceria com o Serviço Regional de Protecção Civil, é “pioneiro” na Região e no país.

A Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, comemorou, na manhã de hoje, o seu 29.º aniversário. A referida cerimónia, que contou com a presença do secretário regional de Educação e Cultura, iniciou-se com o hino da escola e com o hastear da Bandeira Verde do Eco-Escolas e da Bandeira da Prevenção Rodoviária.

Já na sessão solene do 29.º aniversário, o presidente do conselho executivo da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral destacou que aquele estabelecimento de ensino é frequentado por cerca de 700 alunos/formandos, distribuídos por 37 turmas.

Destaco a turma do curso de Educação e Formação de Bombeiros que, numa parceria com o Serviço Regional de Protecção Civil, julgo ser pioneiro não só na Região, mas também no país”, salientou Bernardino Ornelas.

Aquele responsável realçou, também, a parceria com a empresa municipal Terra Cidade, a qual permitiu avançar, em regime pós-laboral, com dois Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de dupla certificação na área da Agricultura. “Temos, ainda, mais cinco EFA’s escolares e quatro Cursos de Educação e Formação (CEF’s). A acompanhar directamente estes jovens, e alguns menos jovens, contamos com 106 docentes”, complementou.

No seu discurso, Bernardino Ornelas frisou também “a qualidade na educação” naquela escola. “Apraz-me partilhar convosco o facto de dos 38 candidatos à universidade apenas um não ter conseguido o tão desejado ingresso”, sublinhou.

Usando da palavra, o secretário regional de Educação e Cultura – dirigindo-se directamente aos alunos – transmitiu que o tempo na escola tem de ser bem aproveitado. “Há duas coisas que vocês no futuro não vão encarar sem emoção, uma é a casa, onde nasceram e viveram, e outra é a escola onde estudaram”, apontou.

Francisco Fernandes destacou, ainda, que ao comemorar o seu aniversário a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral está a zelar pela sua identidade. “Esta é uma forma de dizer que a escola existe, que está a contabilizar tempo e que está a ganhar experiência”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santana destacou que o aniversário da escola “é um dia memorável”, pois há 29 anos o concelho passou a ter uma escola básica e secundária.

Isto permite que os alunos hoje frequentem a escola até ao 12º ano sem terem necessidade de se deslocar para fora do município de Santana”, salientou Rui Moisés, sustentando que “isto é fundamental nos dias de hoje”, uma vez que faz com que as famílias tenham menos encargos com a educação dos seus filhos.

A cerimónia comemorativa do 29.º aniversário da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral serviu também para a entrega de certificados de conclusão dos cursos CEF’s, bem como para homenagear os melhores alunos ao nível de aproveitamento do quinto ao décimo primeiro anos do ensino regular diurno.

Após a sessão solene, teve lugar a abertura do ano do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, cuja temática a desenvolver ao longo deste ano lectivo será “Conhece-te”. A referida abertura foi assinalada com uma conferência subordinada ao tema “Santana Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO”. J.T.

Pin It on Pinterest