Saúde Materna e Obstétrica na Madeira regista grandes avanços

Secretário dos Assuntos Sociais disse, por exemplo, que o risco de morte materna é praticamente nulo.

O Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira tem registado grandes avanços ao nível da saúde materna e obstétrica.

Atualmente contam-se cerca de 60 enfermeiros especialistas na área, sendo que 40 deles encontram-se em funções no Hospital Dr. Nélio Mendonça e os restantes nos centros de saúde e serviço privado.

Hoje pela manhã, ao presidir às comemorações do Dia do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Madeira e Obstétrica, mais conhecido por “Dia da Parteira”, o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, congratulou-se com esta evolução, que permite apresentar números praticamente nulos de risco de morte materna e mortalidade neonatal.

“Se hoje há uma área onde efetivamente se obtiveram os maiores ganhos em saúde, essa área é decisivamente a área da saúde materna e infantil. O risco de morte materna na nossa região autónoma é praticamente nulo e regista-se também uma taxa de mortalidade infantil de 3,4 por mil, uma das mais baixas ao nível do país”.

Já o presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros quis chamar a atenção para as condições de trabalho destes profissionais, que são dos mais requisitados no mercado europeu. “A Região não quer perdê-los e é certamente necessário criar incentivos e tomar medidas que permitam aumentar as suas áreas de intervenção, de acordo com as suas competências e com o enquadramento legal”.

Acrescente-se que o workshop sobre a temática foi dinamizado pela enfermeira Dídia Campos, do Serviço Regional de Saúde, que sublinhou o crescente interesse das mães sobre a questão da maternidade, bem como o aumento do aleitamento materno. Um facto que, apesar de poder estar ligado à crise financeira das famílias, tem claros benefícios para os bebés.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”][twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest