Exames nacionais ‘avaliam’ sistema educativo regional

Exames nacionais permitem “uma visão global” daquilo que o sistema educativo está a produzir.

Começou mais uma época de exames nacionais. Jaime Freitas, secretário regional de Educação e Recursos Humanos, considerou que esta fase é muito importante para os alunos, porque “é nesta altura que vão dar provas do trabalho que foi realizado ao longo do ano e que obrigou a muito investimento e concentração, quer por parte dos alunos e dos encarregados de educação, quer por parte das escolas”.

Hoje de manhã, durante uma visita ao Secretariado Coordenador dos Exames Nacionais, instalado na Escola Secundária Jaime Moniz, o governante acrescentou que estes exames permitem “uma visão global” daquilo que o sistema educativo está a produzir. Sendo que, desta forma, mais facilmente conseguem criar mecanismos para “orientar a organização do sistema educativo e, no próximo ano, conquistar mais algumas metas”.

Por outro lado, apesar de quer os melhores resultados para os estabelecimentos de ensino, o secretário regional reiterou que o importante é “conseguir progressões”. Dados da Secretaria Regional da Educação confirmam que, ao nível do 9º ano, estão inscritos 2.858 alunos para realizar as provas de Língua Portuguesa, mais 11 na Língua Portuguesa não materna, e 2.869 para efetuar os exames de matemática.

No que concerne ao 6º ano de escolaridade, 3.573 vão fazer os exames de Língua Portuguesa e 3.593 as provas de matemática. Em relação ao ensino secundário, existem 10.178 alunos em condições de efetuar os exames nacionais finais, sendo que 178 se apresentam para conseguir a equivalência a frequência.

Ainda na oportunidade, Jaime Freitas, secretário regional de Educação e Recursos Humanos, escusou-se a comentar o encerramento de escolas, sublinhando que nesta altura estão mais concentrados nos exames nacionais e naquilo que os resultados representam para o processo educativo regional.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”][twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest