Comissão Europeia lança fundo de investimento

A Comissão Europeia lançou um fundo de investimento para apoiar o crescimento de empresas que deverá ultrapassar os mil milhões de euros.

“É um fundo para investir no crescimento das empresas na Europa. Hoje as empresas nascem na Europa, eu diria que é fácil criar empresas na Europa, mas depois começam a crescer e têm que ser vendidas muitas vezes a fundos norte-americanos ou outros porque nós não temos fundos de dimensão para investir nesse crescimento”, disse aos jornalistas na Web Summit, em Lisboa, o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. “Temos que investir para que [as empresas] fiquem na Europa. A ideia aqui é ter um fundo de mais de mil milhões de euros, que possa ter a capacidade de investir em montantes mais elevados.”

A Comissão Europeia vai investir até 400 milhões de euros, num máximo de 25% do total, enquanto o restante será avançado pelos parceiros privados.

“Isto significa investimentos adicionais de capital de risco até 1,6 mil milhões de euros, o que é um empurrão significativo, uma vez que o total de fundos de capital de risco captados no ano passado na União Europeia foi cinco mil milhões de euros. O investimento da União Europeia combina recursos do InnovFin do programa Horizonte 2020, do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e do programa COSME”, pode ler-se no documento de enquadramento distribuído aos jornalistas.

A Web Summit de Lisboa, que arrancou na segunda-feira, conta com mais de 53.000 participantes, de 166 países, incluindo 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores.

Pin It on Pinterest