Reflexologia

Atualmente a Reflexologia é considerada como uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de estimulo terapêutica, através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos, especialmente nos pés, nas mãos e na face que conquistou um lugar de destaque no dia-a-dia como complemento a medicina convencional.
É uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte, porque depende bastante da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre este e o beneficiário. Trata-se de uma técnica holística – o termo “holístico” é derivado da palavra grega “holos” que significa “inteiro” – logo, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.
Os reflexologistas não isolam uma doença para tratar os seus sintomas nem atuam especificamente sobre um órgão ou sistema; em vez disso, tratam a pessoa como um todo, com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo, estão dispostos num arranjo similar nos pés.
Assim sendo, a Reflexologia é uma terapia física e energética que deve ser praticada por terapeutas altamente qualificados e não por leigos com formação inferior a 200 horas.
A estimulação nos pés, praticada na reflexologia, não deve ser confundida com a massagem básica só aos pés ou com a massagem do corpo de uma maneira geral. É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés , mãos e face  com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.
A reflexologia cada vez mais é uma terapia preventiva e procurada para alívio da dor e bem-estar.
Por isso não hesite em procurar o terapeuta mais indicado no centro de reflexologia da Madeira.


Eduardo Luís
Reflexologo e presidente da Ordem Mundial de Reflexologia.
reflexfunchal@gmail.com

Pin It on Pinterest