Diabetes em foco na Ribeira Brava

O Dia Mundial da Diabetes foi hoje assinalado na Ribeira Brava.

Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, uma conferência sobre a Diabetes, a qual teve como oradora a enfermeira Nizeta Figueira. A ideia foi alertar a população sobre os perigos daquela doença, no sentido dos diabéticos e familiares terem “uma vigilância mais apertada”.

“A Diabetes é uma doença crónica e como tal faz com que a pessoa cumpra com o seu auto-cuidado, mas depois tem que haver um estímulo para continuar a se tratar. A população em si em princípio está informada, principalmente aquela que recorre aos centros de saúde”, apontou Nizeta Figueira, acrescentando que a prevenção também é muito importante.

A nível da prevenção, a enfermeira do Centro de Saúde da Ribeira Brava advertiu para a importância de uma alimentação saudável, a qual deve ser “pobre” em açúcares. “A alimentação, o exercício físico e a medicação são os três pilares da prevenção e ajudam a retardar as complicações da doença”, sublinhou.

Aquela responsável apontou, ainda, que os alimentos saudáveis estão ao alcance das pessoas, dando como exemplo os vegetais. “Se optarmos por alimentos mais saudáveis vamos ver que estes até estão mais em conta que os alimentos menos saudáveis”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest