760 mil euros para a reabilitação agrícola

Recuperação agrícola, após o temporal de 20 de Fevereiro, está praticamente concluída.

Decorreu hoje, na Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais, uma cerimónia de celebração de 53 contratos de concessão de apoios financeiros.

Bernardo Araújo, diretor regional da Agricultura, adiantou que estes contratos, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, “representam um investimento de 760 mil euros, dos quais 560 mil correspondem a fundos públicos, quer da União Europeia, quer do Orçamento Regional”.

Entre os projetos aprovados contam-se não apenas a modernização das explorações, mas as recuperações decorrentes do temporal de 20 de Fevereiro. “Cerca de metade, destes 53, correspondem a explorações que tiveram problemas com os temporais e, assim, estão a dar os passos para a reabilitação”.

O grande objetivo é que, até o final do ano, os processos burocráticos decorrentes da intempérie estejam concluídos. Os agricultores, em todos os casos, são chamados a entrar com 5% da verba para as obras de reabilitação.

O secretário regional adiantou ainda que, desde o início do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira, em 2007, já foram aprovadas 2.200 candidaturas, num investimento total de 175 milhões de euros. A região suportou 25 milhões de euros, uma vez que o Estado não contribuiu “nem com um tostão”.

Os contratos celebrados, ou ainda em curso, representam uma clara aposta do Governo Regional no sector agrícola. E os resultados estão à vista, designadamente com o aumento da produção e das exportações e a diminuição das importações. “E é este o objetivo do Governo. Conseguir mais fluxos financeiros para a Madeira, numa ocasião em que bem precisamos deles”.

Bernardo Araújo disse ter consciência das dificuldades que se avizinham para a Madeira, mas também do empenho das entidades. “Até agora temos conseguido aproveitar todos os fundos comunitários e estamos, neste momento, a fazer os ajustamentos necessários para que isso continue”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fblike]


PUB