Festival Madeira Liszt a 21 de Novembro

A Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira homenageia o compositor Franz Liszt.

O Festival Madeira Liszt, organizado pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM), decorre de 21 a 27 de Novembro. Este tem por objetivo assinalar o bicentenário do nascimento do compositor.

Henrique Silva, diretor regional dos Assuntos Culturais, destacou a parceira com a referida associação. “Esta associação tem uma programação regular e de qualidade, em termos de temporadas artísticas, na promoção de música erudita na cidade do Funchal”, concretamente no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O Festival Madeira Liszt arranca, na segunda-feira, com um recital de piano a cargo de Balázs Szokolay. Segue-se, no dia 22, a projeção do filme “Lisztomania” de Ken Russell e uma palestra intitulada: “Lisztomania: virtuosismo, fetichismo e idolatria”, com o Mestre Rui Magno Pinto.

Na quarta-feira (23) terá lugar um recital de música de câmara, com as actuações de Carla Isabel Moniz, Luís Pacheco Cunha, László Szepesi, Honor O’ Hea e Robert Andres. Outra das novidades, para o encerramento, serão as improvisações sobre temas de Liszt do Maestro António Victorino d’Almeida.

Este projeto, que vem no seguimento do ciclo integral de obras para piano dedicado ao compositor Chopin, vai incluir também a realização de uma noite gourmet: “Flavours of Hungary”, no Hotel The Cliff Bay. Para garantir os sabores húngaros, o chef anfitrião, Benoît Sinthon, convidou Miguel Vieira, um chef português a trabalhar em Budapeste.

Conceição Estudante, secretária regional do Turismo, Transportes e Cultura, realçou a importância da iniciativa para o sector turístico. Este género de eventos, para além de cativar o público madeirense, costuma ser muito procurado pelo público estrangeiro.

“Somos uma região que tem um determinado perfil de cliente que está suficientemente desperto, e suficientemente atento, para que qualquer atividade cultural que se possa desenvolver encontre um eco”.

Não só a propósito deste festival Liszt, como também de outras ações já realizadas, a governante destacou o apoio das entidades privadas, que assumem um papel fundamental na promoção e divulgação do destino Madeira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest