Câmara de Machico quer alterar dia do concelho

A ideia foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal, durante o III Encontro do Património.

A Câmara Municipal de Machico pondera alterar as comemorações do dia do concelho, que atualmente se assinala no dia do Senhor dos Milagres, para o dia 8 de Maio. António Olim, presidente daquela autarquia, sabe que a ideia não é consensual, que os munícipes têm muitas dúvidas, mas reafirma a intenção.

“Fizemos há uns tempos uma tentativa para mudar o dia, mas as pessoas revoltaram-se porque sempre associaram o dia do concelho ao feriado do Senhor dos Milagres”. Mas o nosso objetivo é assinalar o concelho no dia 8 de Maio, quando se efetivou a primeira doação de uma capitania, mas fixar o Senhor dos Milagres como um feriado municipal.

Os concelhos de Santa Cruz e Ribeira Brava são dois casos que procederam a uma alteração do género. Refira-se ainda que Élvio Sousa, responsável na câmara de Machico pela área da arqueologia e do património, já emitiu um parecer favorável.

António Olim falava durante a sessão de abertura do III Encontro Regional do Património, que decorre, hoje e amanhã, no Museu da Baleia, no Caniçal. Machico é igualmente Município da Cultura 2011 e, ao longo dos últimos anos, tem realizado uma grande aposta na preservação e promoção das áreas culturais.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest