Vinho Madeira promovido em Zurique e Paris

O Vinho Madeira foi promovido esta semana no mercado suíço e francês.

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), e em parceria com cinco empresas do sector, realizou esta semana ações de promoção do Vinho Madeira no mercado suíço e francês.

Estas ações que decorreram em locais de charme, nomeadamente no Carlton Restaurant em Zurique e no prestigiado Hotel de Crillon em Paris, tiveram um programa semelhante nas duas cidades, iniciando-se com a realização de um seminário sobre Vinho Madeira que incluía uma prova comentada, ao qual se seguiu a realização das provas abertas, que decorreram ao longo de várias horas e onde os inscritos puderam degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes em cada prova.

Os seminários foram conduzidos por prestigiados sommeliers, que tinham em comum grande conhecimento e apreço pelo Vinho Madeira: Thomas Vaterlaus foi o orador em Zurique e Georges dos Santos foi orador em Paris.

Estas provas foram especificamente direccionadas para um público-alvo constituído por profissionais e prescritores tais como profissionais da hotelaria e da restauração, importadores, distribuidores, retalhistas, bem como imprensa especializada.

A “afluência foi muito positiva”, envolvendo mais de 200 participantes no conjunto destas ações. As provas tiveram ainda a honra de contar com a presença dos Embaixadores de Portugal, nos respectivos países, nomeadamente José de Carvalho Lameiras, Embaixador de Portugal na Suíça e Francisco Seixas da Costa, Embaixador de Portugal em França.

Uma comitiva regional esteve presente em todos os eventos, constituída pelos representantes das cinco empresas que participaram nestas acções, a saber: «Pereira de Oliveira, Lda», «Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA», «Justino’s Madeira Wines, SA» e «Vinhos Barbeito, Lda», assim como  do IVBAM.

A aposta promocional em Paris e Zurique prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira.

O mercado francês é actualmente o primeiro mercado de comercialização do Vinho Madeira, tendo em 2010 registado um volume de 1.121.397 litros, o equivalente a um rendimento bruto de €3.316.403,28.

O mercado suíço embora não tendo a mesma expressão do mercado francês, é o 3º mercado em termos de exportação do Vinho Madeira fora da União Europeia.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest