Os segredos da comunicação positiva

A “Comunicação positiva na escola de hoje” esteve em debate no SPM.

“Comunicação positiva na escola de hoje: estratégia para promover um clima humano positivo” é o título da conferência-debate que decorreu hoje no auditório da sede do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM).

A referida iniciativa teve como orador convidado Jacinto Jardim, “um formador conceituado” na área do desenvolvimento pessoal e da Educação.

Na ocasião, o prelector destacou que uma boa comunicação positiva assenta em três pilares fundamentais: a empatia; a acertividade; e o suporte social.

“Para que haja comunicação positiva tem que haver capacidade de escuta, pois se não houver escuta acabamos por não ter receptor, não havendo assim comunicação. Outro ponto importante de uma boa comunicação é a acertividade, o desenvolvimento da capacidade de partilharmos ideias. Finalmente, há a questão do suporte social. Para que haja boa comunicação precisamos de, depois de fazermos essa sensibilização, desenvolver também a capacidade das pessoas se suportarem umas às outras”, explicou Jacinto Serrão.

Refira-se que o evento esteve integrado na Acção de Formação subordinada ao tema “Coaching com docentes: para liderar pessoas e grupos empreendedores”, promovida pelo Centro de Formação do SPM.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest