Empresários da restauração temem fechar as portas

Mais IVA na restauração é o mesmo que fechar estabelecimentos. Esta é a opinião de alguns empresários.

O aumento do IVA no sector da restauração será catastrófico para muitos estabelecimentos. Se os consumidores sentem dificuldades agora, com o aumento dos preços será muito pior. Despedimentos e muito mais trabalho para os que ficam são algumas das consequências que se avizinham.

João Gouveia, proprietário de um café na Rua da Carreira, vê o movimento diminuir a cada dia que passa. Uma situação que se repete nos espaços que o circundam. “As pessoas ainda entram, mas só para beber um café. Já são poucos os que pedem algo para comer”.

É um dos sintomas da crise sócio-económica e as conversas batem todas na mesma tecla. As famílias sentem hoje mais dificuldades, sobretudo face ao desemprego e à diminuição dos salários, e as empresas pagam na mesma medida.

José Almada, dono de um restaurante na baixa funchalense, considera que um dos principais problemas foi a entrada no Euro. Equiparar Portugal a outras economias mais fortes, como por exemplo a alemã e a francesa, não deu bom resultado. “Hoje estamos a pagar as consequências”, diz, acrescentando que os portugueses perderam muito poder de compra ao longo dos anos.

Para muitos, caso não haja um retrocesso da medida apresentada pelo Governo da República, o caminho será o encerramento. Mas outros, tal como António Alves, recusa fechar as portas e dar razão ao pessimismo social.

“Vão ser precisos sacrifícios, mais horas de trabalho, mas vamos dar a volta por cima. Talvez seja uma oportunidade para muitos negócios inovadores, para que os jovens apostem em novos projetos”, refere, adiantando que a qualidade e o profissionalismo serão preponderantes para o sucesso empresarial.

Nos últimos meses, de acordo com a Associação de Comércio e Serviços, têm aumentado as falências e as insolvências. O sector é o que mais gera desemprego. Facto que merece toda a atenção por parte das entidades competentes.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest