Escolas devem seguir o caminho da Qualidade

Jaime Freitas defendeu hoje que os estabelecimentos de ensino devem apostar na Qualidade.

“Da Avaliação à Melhora Institucional” é o titulo do workshop que está a decorrer esta tarde na Escola Secundária Jaime Moniz. A sessão de abertura contou com a presença do secretário regional da Educação e Recursos Humanos, o qual destacou o tema em discussão.
“’Da Avaliação à Melhora Institucional’ é um excelente mote quando se aborda o tema da Qualidade. Se a melhoria de capacidade da auto-avaliação permite a realização de melhorias efetivas na gestão institucional, a difusão de uma cultura de qualidade deverá motivar  e inspirar o conjunto da comunidade educativa”, frisou Jaime Freitas.
O governante deixou também a mensagem de que a avaliação e a auto-avaliação devem ser encaradas como pontos de partida para a procura da qualidade intrínseca das organizações, a qual depende, em grande medida, do “contributo de todos os seus recursos humanos pela valorização dos trabalhadores”.
“Em busca de melhorias constantes, as estruturas administrativas sob tutela da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos têm sabido integrar na sua atividade os processos ligados à Qualidade  sob sistemas diversos”, realçou o secretário regional, acrescentado que vários serviços sob a sua tutela já receberam certificados de Qualidade.
“Esse esforço, reconhecido no âmbito da Qualidade, constitui um exemplo que as escolas certamente não deixarão de aproveitar no quadro da sua autonomia de gestão. A Secretaria Regional da Educação estará cá para as apoiar, de modo que se possam constituir como os bons exemplos que já são noutras áreas de gestão organizacional”, transmitiu Jaime Freitas.
“Ambicionamos uma sociedade ativa e participativa em que Qualidade, Conhecimento, Inovação e  Empreendedorismo sejam fundamentos do seu modelo de desenvolvimento. Os estabelecimentos educativos darão um contributo decisivo para que se atinjam os propósitos almejados pela comunidade”, complementou o governante.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest