João Rodrigues nos mundiais da Austrália

O velejador madeirense João Rodrigues vai participar nos mundiais de Prancha RS:X, Windsurf na Austrália.

Depois do Campeonato Europeu na Bulgária, João Rodrigues terminou esta segunda-feira o evento de preparação para os Mundiais de Prancha RS:X (Windsurf) que se realiza na Austrália, de 3 a 18 de Dezembro. O evento contou com velejadores vindos de vários pontos do mundo.“Com cerca de 30 velejadores presentes, foi uma forma de entrar no ritmo da competição e conhecer um pouco melhor o campo de regatas.”, comentou o atleta português.

Durante os primeiros dias do evento de preparação, os atletas puderam velejar sob a influência de um vento conhecido como “Fremantle Doctor”, que tem como principal característica o facto de soprar do quadrante sul e ao longo do dia aumentar de intensidade, podendo atingir os 30 nós.

Ainda a sofrer da fase de adaptação ao fuso horário, João Rodrigues não conseguiu realizar as duas primeiras regatas do programa, apesar de rapidamente alcançar o ritmo ideal para o campo de regata. O velejador madeirense aproveitou para testar algum equipamento novo e conhecer as dificuldades que pode encontrar em Success Harbour.

“O campo onde faremos a maior parte das regatas, em Success Harbour, apresenta duas dificuldades relevantes: a ondulação cavada e as algas. Em relação à primeira, confesso que até é um desafio. Já no que toca à segunda, é um verdadeiro quebra-cabeças. Com os “Fins” destas pranchas a terem 66 centímetros, são uns verdadeiros arrastões de algas, as quais limitam profundamente o andamento. Será interessante até do ponto de vista psicológico lidar com este pormenor”, afirmou.

Em relação às regatas realizadas confessa não estar muito satisfeito, afirmando ter tido várias dificuldades. “No que concerne às regatas propriamente ditas, não saí muito satisfeito no final. Tive muitas dificuldades em manter a velocidade dos primeiros e sem velocidade, num campo sem grandes variações, as regatas podem por vezes tornar-se um pouco frustrantes.”, revela o velejador.

O atleta vai aproveitar os próximos dias até ao começo do mundial para testar todo o equipamento e tentar diminuir a diferença de velocidade em relação a outros velejadores.

João Rodrigues entra em acção no próximo dia 11 de Dezembro, na competição que serve de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

 

 

Pin It on Pinterest