26% consultam a Internet para as compras de Natal

São os jovens, entre os 18 e os 24 anos, que mais consultam a Internet para efetuar as compras de Natal.

Um estudo recente do Observador Cetelem revela que são os jovens, entre os 18 e os 24 anos, a faixa etária que mais consulta a Internet antes de efectuar as compras de Natal. O estudo mostra também que os indivíduos, entre os 55 e os 65 anos, não fazem uma pesquisa prévia na Internet antes de iniciar as suas compras para esta época festiva.

Num panorama geral, os consumidores portugueses recorrem pouco à Internet como meio de consulta para fazer as suas compras de Natal. Apenas 12% dos inquiridos admite fazer uma pesquisa prévia antes de adquirir algum presente.

Na análise por classes sociais, são as mais baixas (C2/D2) que menos recorrem à pesquisa na Internet – 98% dos inquiridos afirma que não costuma consultar a Internet antes de efetuar as suas compras de Natal. Já entre os indivíduos das classes mais altas (AB/C1), 14% admite pesquisar antes de comprar.

«As marcas e distribuidores precisam de estar atentos a este fenómeno e desenvolver novas técnicas que lhes permita estabelecer o contacto com este público. Saber como “falar” num ambiente online já se tornou numa questão de sobrevivência para as marcas.» defende Conceição Caldeira Silva, responsável pelo observador Cetelem em Portugal.

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest