Apoio às vitimas de violência doméstica aumentou

O número de apoios às mulheres vítimas de violência doméstica tem aumentado “de ano para ano”.

Em 2010, a equipa de apoio à violência doméstica do Centro de Segurança Social da Madeira registou o maior número de pedidos de apoio dos últimos  nove anos. “Foram 153 os novos casos, sendo que 3% desses casos referem-se a pessoas do sexo masculino que também foram vítimas de violência”, sublinhou Jardim Ramos.
O secretário regional dos Assuntos Sociais falava hoje na sessão de abertura do Encontro “Contra a Violência Doméstica, a Rede Bem – Querer”, que assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres na Região.
Na ocasião, o governante apontou, ainda, que todas as vítimas ou pessoas que tenham conhecimento de casos de violência doméstica devem fazer a respetiva denúncia, no sentido de se criar uma sociedade “comprometida com os mais nobres valores humanos”.
“O desafio é que todos os casos sejam denunciados e que cada vez mais as vítimas se sintam seguras e conscientes de que é possível vencer os medos e viver de outra forma”, defendeu o secretário regional.
“A violência doméstica não conhece estratos sociais nem fronteiras, mas a verdade é que as mulheres mais socialmente vulneráveis são as mais atingidas e são as que menos recursos têm para a sua própria proteção”, acrescentou Jardim Ramos.
O referido evento marca também o encerramento da campanha regional “Só Bem-Me-Quer”, a qual percorreu todos concelhos da Região, no sentido de sensibilizar a população para a problemática da violência doméstica.
“O enceramento da campanha ‘Só Bem-Me-Quer’ dá inicio hoje à Rede ‘Bem-Querer’, que resultará da envolvência de todos os parceiros (Segurança Social, Igreja, autarquia). É efetivamente a construção desta rede, onde todos participam de forma complementar,  que vem garantir o alcance dos objetivos estratégicos constantes no Plano Regional Contra a Violência Doméstica e permitirá dar-lhes continuidade”, concluiu o governante.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest