CDS defende ampliação da concessão do aeroporto

A ideia é a ANA poder solicitar junto do BEI uma prorrogação dos prazos de amortização do aeroporto.

O grupo parlamentar do CDS/PP reuniu-se hoje com o presidente do conselho de administração da ANA – Aeroportos de Portugal, Guilhermino Rodrigues. No referido encontro foram abordadas temáticas relacionadas com o transporte aéreo e com os efeitos da liberalização “sem regras” negociada entre o Governo Regional e o anterior Governo da República do PS.

No final do encontro, António Lopes da Fonseca transmitiu aos jornalistas que a reunião “foi muito profícua”, tendo sido esclarecidos alguns pontos, como por exemplo as taxas aeroportuárias.

“As taxas aeroportuárias neste momento têm um custo a mais de sete euros por bilhete. Muitas vezes não se diz que são as taxas de combustíveis que são aquelas que mais oneram o preço do bilhete”, apontou o líder parlamentar ‘centrista’.

António Lopes da Fonseca transmitiu, também, a Guilhermino Rodrigues de que é urgente que o Governo Regional conceda por, mais 20 anos, a exploração do aeroporto.

“Ela acabará em 2033, mas pretendemos que a referida concessão seja ampliada até 2053, no sentido da ANA poder solicitar junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) uma prorrogação dos prazos de amortização do aeroporto”, frisou o deputado do CDS.

Lopes da Fonseca destacou que se tal viesse acontecer “seria positivo”, uma vez que, dentro de seis anos, a ANA tem um compromisso na ordem dos 170 milhões, que terá que pagar ao BEI. “Essa renegociação com o BEI, ampliando os prazos por 20 anos, será muito positiva para a ANA e até se irá reverter nos preços das taxas”, realçou.

O líder da bancada ‘popular’ considera ainda importante a concertação de um plano estratégico entre a ANA, o governo e todos os operadores, no sentido de se incrementar os movimentos de passageiros no Aeroporto da Madeira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest