Medicina Tibetana em foco na Madeira

O reputado médico de Medicina Tibetana Tenzin Kartsang vai estar na Região.

A Songtsen – Casa da Cultura do Tibete e a Fundação Kangyur Rinpoche, dedicada à preservação da cultura Tibetana, organizaram a vinda a Portugal do reputado médico de Medicina Tibetana Tenzin Kartsang, formado pelo Instituto Tibetano de Medicina e Astrologia, Men-Tsee-Khang em Dharmsala, India.

Assim, Kartsang estará na Região Autónoma da Madeira de 29 de Novembro a 1 de Dezembro, sendo uma oportunidade de conhecer um pouco do que é a “Medicina Tradicional Tibetana”, através de uma palestra pública de entrada livre amanhã, pelas 19h00, no auditório da RTP-M.

Tenzin Deche Kartsang nasceu em 1962. Desde 1999 é médico praticante numa filial do Men-Tsee-Khang em Deli. Kartsang também faz pesquisa na área da influência efetiva dos medicamentos Tibetanos em pacientes com cancro. Durante a sua formação médica estudou com mestres de renome tal como Tenzin Chodrak, médico pessoal de Sua Santidade o Dalai Lama, e o médico Tenzin Namgyal, o farmaceutico regente no “Men-tsee-khang”. Em 1986 recebeu o grau de menpa kachupa, em 1998 completou os estudos com o grau de menrampa (Doutor de ciências médicas) e recentemente, em 2008 o grau de Menrampa Dringwa.

Entre 1992 e 1996 trabalhou na delegação de Nova Déli do “Men-tsee-khang”, e de 1996 a 1999 tornou-se o primeiro médico permanente na Fundação Holandesa de Medicina Tibetana (NSTG) em Amsterdão. Tenzin Deche Kartsang deu consultas médicas e formação em diversas partes do mundo, entre elas em França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Austria, Espanha, Portugal, Suiça e os Estados Unidos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest