Opção pela criopreservação tem aumentado

Há cada vez mais pais que optam pela criopreservação das células estaminais.

“Cada vez mais os futuros pais e mães recorrem à criopreservação. A recolha de células estaminais é como um seguro de vida para o bebé”, salientou Rute Ferreira.

Assim, a enfermeira especialista em saúde materna e obstetra explicou que as células do bebé são 100% compatíveis com o próprio, servindo ao mesmo tempo para ajudar a proteger os familiares. “A probalidade das células do bebé serem compatíveis com os familiares directos é bastante superior àquela que encontramos em dadores não apararentados”, salientou.

Registe-se que o método de recolha das células estaminais é completamente indolor e, em caso de necessidade de utilização, estarão imediatamente disponíveis, sem haver a necessidade da sujeição a uma lista de espera para encontrar um dador compatível.

A criopreservação de células estaminais é um dos assuntos que estão neste momento a ser abordados no workshop “Mamãs Sem Dúvidas”, que está a decorrer no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Sendo organizado pela empresa Bebé Vida, no referido workshop também estão a ser esclarecidos temas como: o sucesso da amamentação; o  alívio da dor no trabalho do parto; e os cuidados a ter com o recém nascido.

Rute Ferreira destacou, ainda, que os país e a família devem procurar dar todo o apoio às novas mães, uma vez que estas após o parto ficam mais fragilizadas física e, sobretudo psicologicamente.

No que concerne à amamentação, a enfermeira destacou que este acto é muito importante e deve ser encorajado por todos os presentes.

“O apoio do pai do bebé, da família e dos amigos é muito importante, porque às vezes acontece ao contrário, ou seja, são desmotivadores em vez de incentivar. O facto do bebé mamar bem ou não também influencia no sucesso da amamentação”, concluiu Rute Ferreira.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

 

Pin It on Pinterest