“Há escolas a naufragar”

O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) lamenta a falta de estratégias para a educação.

O Sindicato dos Professores da Madeira lamenta que o Programa do Governo Regional não apresente estratégias concretas para a área educativa. Marília Azevedo apontou mesmo que não há uma alteração do rumo seguido nos últimos anos. E, neste contexto, deixou críticas ao actual secretário de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas.

“A comunidade educativa merecia e esperava mais do que uma lista de intenções gerais e promessas no programa para a Educação. Era expectável que um secretário regional que supostamente conhece os constrangimentos da educação na região (até pelo cargo que antes ocupava) trouxesse alguma inovação. Nem que fossem duas ou três medidas emblemáticas, indiciadoras de mudança”.

A conferência do SPM serviu ainda para deixar algumas questões ao Executivo Regional. Marília Azevedo quer saber se o desporto, nomeadamente o apoio ao futebol profissional, vai continuar a merecer mais atenção que a educação.

“No nosso entender, em tempo de crise, deve-se investir ainda mais na qualificação das pessoas tendo em vista a retoma da economia, o crescimento e o emprego. Os professores são mais precisos do que nunca”.

A docente mostrou-se igualmente preocupada com a situação vivida em alguns estabelecimentos escolares. “Há escolas a naufragar”, que já não têm dinheiro para pagar as despesas correntes como a água, a electricidade ou os materiais utilizados nas aulas.

O SPM exigiu, por tudo isto, uma postura concreta da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos. “De promessas está o inferno cheio, costuma dizer a sabedoria popular. Será o Governo capaz de fazer o que é preciso fazer? Esperamos que se passe das palavras e intenções ao actos”.

Acrescente-se ainda que, segundo os Censos 2011, aumentou na última década o número de madeirenses sem instrução. E para estes, como para os restantes jovens em idade escolar, importa garantir um nível de instrução mínima.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB