Agricultores receberam hoje 6,4 milhões de euros

Governo Regional deposita 6,4 milhões nas contas de mais de 10 mil agricultores. Em Fevereiro recomeçam as candidaturas.

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais depositou hoje, 23 de Dezembro, 6,4 milhões de euros nas contas de mais de 10 mil agricultores.

A verba, comparticipada a 100% pela União Europeia, corresponde ao “Prémio ao Agricultor” do presente ano. Por pagar ficam os apoios a 1900 candidaturas, onde as vistorias realizadas detectaram descomformidades com os regulamentos comunitários.

“Foi feito um grande esforço pelo Governo Regional”, bem como pelas várias autarquias, para possibilitar os pagamentos nesta altura do ano, em que as famílias madeirenses celebram o Natal e têm despesas extraordinárias, sublinhou o secretário regional, Manuel António Correia.

O valor pago a cada agricultor corresponde a 1000€, no caso dos agricultores cuja exploração tenha mais de 5 mil metros quadrados, e de 500 euros, no caso dos agricultores cuja área de exploração seja inferior àquela.

O “Prémio ao Agricultor” é uma medida de apoio, criada pelo Governo Regional, que visa compensar os agricultores pelos condicionalismos existentes especiais da produção da Madeira, resultantes do afastamento, da insularidade, disponibilidade de mão-de-obra e dependência económica.

O governante acrescentou ainda que, em Fevereiro de 2012, reabrem novas candidaturas. “Trata-se de uma medida perpétua”, também porque os constragimentos sentidos na agricultura madeirense mantêm-se.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]


PUB