Serviço Regional de Saúde recebe 48 médicos internos

Francisco Jardim Ramos esteve na cerimónia de recepção. Racionalização foi palavra de ordem.

O Serviço Regional de Saúde recebe 48 novos médicos internos. Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais, esteve presente na cerimónia de recepção e falou sobre a actual situação da saúde na Região Autónoma da Madeira.

Apesar das dificuldades económicas, conhecidas de todos, a qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes é a prioridade.

“A vossa presença é o reconhecimento, pelos diferentes colégios de especialidade da Ordem dos Médicos, que o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira oferece as condições para a formação”. Aliás, tendo por base as estatísticas, os internos que recebem formação na Região obtêm melhores notas no exame final, isto quando comparados com diversos colegas de outros hospitais do País.

Jardim Ramos não esqueceu as dificuldades que se avizinham e exortou todos os profissionais de saúde a um esforço de racionalização. “Estamos a viver num contexto difícil e a saúde enfrenta desafios, sendo certamente uma das áreas mais difíceis da governação, pelos elevados recursos que consome, mas sobretudo pela responsabilidade que tem na promoção do bem-estar de cada cidadão”.

Não serão cortes cegos, que coloquem em causa a qualidade, mas o certo é que “há muito desperdício”. E uma melhor gestão dos dinheiros públicos vai permitir, por outro lado, uma aposta no investimento.

O Hospital Dr. Nélio Mendonça reúne condições únicas para a formação de médicos internos e, ainda este ano, serão abertas novas valências, nomeadamente a renovação da biblioteca que será transformada num amplo espaço multimédia e um centro de simulação clínica.

Aos médicos internos, sobretudo quando as faculdades de medicina mandam para o mercado de trabalho centenas de profissionais, o secretário regional deixou alguns conselhos. “Têm de mostrar que estão prontos para o combate” e isso faz-se com recursos aos mestrados, aos doutoramentos e à investigação científica.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]


PUB