“Prevenção é fundamental” (VÍDEO)

Raul Melo, professor e especialista, na área da toxicodependência, defende que o grande desafio do trabalho com crianças em risco está na prevenção.

Muito mais do que salvar toxicodependentes ou crianças em risco a base do trabalho dos especialistas que trabalham com este tipo de jovens e crianças é prevenir. “A prevenção é o pilar de tudo”, afirmou Raul Melo, durante uma conferência intitulada “Como Trabalhar com Jovens e Crianças em Risco” da qual foi o orador convidado. A iniciativa decorreu na Escola Gonçalves Zarco e teve como público alvo professores e educadores.

Em declarações à comunicação social Raul Melo explicou que é necessário acabar com a ideia de que a solução para a cura é só uma e de que os adultos é que sabem o que é bom para os filhos.

“Não existe uma receita perfeita se fizermos desta maneira a coisa corre bem. O importante é perceber quais são os interesses dos jovens a vários níveis e trabalharmos com projetos que sejam do interesse deles para que sintam vontade em conhecer a mensagem. É errado tentar incutir a mensagem dos adultos”, salientou.

O especialista referiu ainda que muitos dos trabalhos que tem realizado são feitos através de jogos e de desportos radicais, pois são fatores que motivam os jovens.

“É importante perceber quais são os interesses dos miúdos a vários níveis e trabalhar a partir do jogo e de situações de desafio utilizando por vezes desportos radicais porque são fatores que são motivadores e em cima dos quais se podem pôr um processo de reflexão sobre limites que eles sentiram a fazer determinados tipo de atividade”, explicou, frisando que não são as atividades em si que são preventivas mas sim a reflexão que se pode fazer sobre elas.

Nesta sua visita à Região Raul Melo aproveitou para conversar com alguns jovens sobre a temática do álcool na adolescência ideias que depois serão utilizadas no próximo livro que irá lançar “Eu e os Outros”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB