Psiquiatras prevêem aumento dos casos

O Serviço de Psiquiatria da Madeira está preparado para um aumento dos casos.

As 8ªs Jornadas Insulares de Psiquiatria reúnem, hoje e amanhã, na Região Autónoma da Madeira, um conjunto de especialistas na área da saúde mental.

Ricardo Alves, diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça, explicou que a região está preparada para responder a um aumento dos casos, que possam surgir por força da crise económica e social.

Mas, a par desta capacidade e prontidão para responder à problemática, importa promover a saúde mental e combater estes problemas de ansiedade e de stress, cada vez mais frequentes na sociedade moderna.

A Madeira tem inclusive uma consulta de prevenção ao suicídio. O especialista apontou que os casos de suicídio não se limitam aos casos conseguidos, mas também aos casos tentados. E, por outro lado, é preciso diferenciar os casos de para-suicídio (uma síndrome de auto-agressão deliberada), bastante comum na população mais jovem, dos casos de suicídio.

As Jornadas Insulares de Psiquiatria vão debater, durante a tarde, os seguintes temas: “Esquizofrenias – Diferentes Expressões”, “Novas Substâncias e Conflito de Interesses” e “Anti-Psicóticos – Que implicações na escolha?”.

Amanhã, da parte da manhã, participantes e oradores juntam-se em torno dos temas: “Stress, Neuroplasticidade e Perturbações Afetivas”, “Predictores e Controvérsias na Doença Afetiva” e “Como abordar a doença mental em tempo de crise”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]


PUB