Pilar da Bretanha com novo guia cultural e turístico

Pilar da Bretanha Marcas de um passado no presente” vai ser lançado no próximo dia 28 de Fevereiro.

O guia cultural e turístico dedicado à freguesia do Pilar é lançado no próximo dia 28, pelas 19h00, no Centro Cívico do Pilar da Bretanha, e é já a 13ª publicação do conjunto de 20 que o projeto editorial da Câmara de Ponta Delgada, em parceria com a ARDE, dedica às freguesias não citadinas do maior concelho açoriano.

Intitulada “Pilar da Bretanha Marcas de um passado no presente”, a publicação é da autoria da jornalista Magda Neto e do fotógrafo Victor Melo. No livro, a autora do texto fala de um lugar em que a paisagem, feita de pastagens e de pequenos aglomerados de floresta, forma como que uma tradicional manta de retalhos; e fala de uma freguesia onde “é inevitável constatarmos” que “é um dos muitos recantos na Região onde é possível experienciar o ‘ser açoriano’ na sua essência”.

É que, segundo revela a jornalista Magda Neto, no “Pilar da Bretanha a vida corre a um ritmo próprio, sem as correrias incessantes dos meios urbanos. Há uma calma que nos invade, apenas possível em meios rurais, onde nos lembramos do que realmente é importante. Aqui o sentido de família e de vida em comunidade assumem o seu verdadeiro significado e importância”.

Pilar da Bretanha Marcas de um passado no presente” fala de um identidade local, muito própria dos meios rurais, das localidades cuja pequenez territorial é tão só um sinal da grandeza dos valores e tradições que unem um povo pela sua idiossincrasia.

O relato de Pilar da Bretanha Marcas de um passado no presente é complementado pela sensibilidade da imagem, pela atenção ao pormenor que o fotógrafo Victor Melo dá à ilustração de um guia que transpira o afeto que acompanha a “descoberta” do Pilar da Bretanha.

Na Nota de Abertura de mais este guia, o Presidente da ARDE, José Andrade, apresenta ao leitor uma freguesia de “filhos ilustres como o jornalista Manuel António de Vasconcelos, que fundou o jornal ‘Açoriano Oriental’ em Ponta Delgada no ano de 1835, o médico Manuel Caetano Pereira, que foi cônsul honorário de Portugal nos Estados Unidos da América em 1931, ou ainda o padre Octávio Reis, o primeiro sacerdote aqui nascido que muito investigou a história do lugar e que deixou com a sua morte em 1986 um sonho que é possível concretizar através do apoio disponível da ARDE: a criação de uma casa museu de carácter etnográfico”.

O Pilar da Bretanha é a mais pequena freguesia do maior concelho dos Açores, com 760 habitantes. José Manuel Botelho de Carvalho, o Presidente da Junta de Freguesia, cita Gaspar Frutuoso, para falar de uma terra “alta e grossa”, que “fez de nós homens de esperança”.

José Manuel Botelho de Carvalho diz que os habitantes do Pilar são “herdeiros de uma combatividade trazida nos idos anos do século XVI, por bretões, alentejanos ou outros quaisquer, somos hoje uma comunidade que se orgulha da sua terra, das suas tradições e das suas conquistas”.

Segundo o responsável autárquico, um dos momentos mais importantes do Pilar foi obtido a 10 de Junho de 2002, “quando a nossa terra foi elevada a freguesia”.

Na mensagem que escreve no guia dedicado ao Pilar, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, afirma que “da sua história, do seu património e das suas raízes culturais, podemos ilustrar, nesta freguesia, o contributo do poder local que, pela proximidade que tanto valoriza e executa, demonstra capacidade em transformar problemas em desafios concretizáveis e solucionáveis. Pelas famílias, desde as crianças aos idosos, investir nas funções socioculturais é e tem que ser sempre uma prática prioritária”.

Berta Cabral considera que “deste retrato que agora chega a todos aqueles que gostam e querem saber mais sobre o nosso concelho e, acima de tudo, sobre o que ele tem para oferecer, quer em capital físico, quer na imensidão de partilha humana, é momento de folhear e visitar o Pilar”, apela a responsável.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB