Cáritas quer base de dados para evitar a subsídio-dependência (VÍDEO)

As instituições devem prestar apoios a quem realmente necessita, referiu José Manuel Barbeito.

A Cáritas Diocesana do Funchal defendeu hoje a criação de uma base de dados regional, em que constem as famílias mais carenciadas, por forma a evitar a duplicação de apoios para pessoas que não precisam.

“Isto tem de ser muito bem visto. Há muitos anos que venho defendendo a criação de uma base de dados que cruze os apoios que as instituições concedem às pessoas. Tem de haver um compromisso de honra, por causa da confidencialidade, mas assim poder-se-ia evitar a questão da subsídio-dependência”, apontou José Manuel Barbeito.

As declarações tiveram lugar durante a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Cáritas Diocesana do Funchal e a empresa JLM Machado. Mais um, dos vários realizados, para angariar artigos para um crescente número de famílias em dificuldades.

Este pretende também a aproximação entre o tecido empresarial e as instituições de solidariedade social, bem como a criação de mecanismos de cooperação que tornem possível uma participação conjunta em atividades de caráter solidário.

Marco Pires, representante da administração da empresa açoriana, explicou que esta campanha, por altura da Páscoa, pretende apoiar 300 famílias. 5 ou 10 cêntimos dos produtos da marca adquiridos, na cadeia Pingo Doce, revertem para a Cáritas. Mas, ao longo do ano, outras três ações serão realizadas para angariar verbas.

“Queremos ajudar as famílias mais carenciadas. Todos sabemos que 2012 será um ano de grandes dificuldades económicas e com consequências diretas para as famílias, verificando-se já um aumento da procura, que ronda os 30 a 40%”.

Acrescente-se que, apenas em Janeiro, aquela instituição realizou 330 apoios alimentares, um número que denota um aumento em relação à média mensal, que se situava nos 280 apoios. José Manuel Barbeito acrescentou que este número vai aumentar, tendo em conta os impostos previsto para Abril.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]