Romarias quaresmais começam este fim de semana

A tradição secular das romarias quaresmais em S. Miguel cumpre-se uma vez mais.

Os Romeiros percorrem, durante uma semana, no período da Quaresma, todas as igrejas e algumas ermidas na Ilha de S. Miguel onde se venere a imagem de Maria, cantando e rezando durante todo o percurso.

Esta tradição religiosa terá surgido por ocasião dos terramotos e erupções vulcânicas ocorridas em 22 de outubro de 1522 e 25 de junho de 1563, que arrasaram Vila Franca do Campo e danificaram gravemente a Ribeira Grande.

Desde então que centenas de homens anualmente percorrem as estradas da ilha em peregrinação, sendo esta uma manifestação com características muito únicas.

Os primeiros Ranchos de Romeiros partem em romaria na madrugada de dia 25 de fevereiro. Os romeiros do Cabouco, Calhetas, Candelária, Milagres dos Arrifes, Ribeira Funda, Ribeira Quente, Ribeirinha, Santa Maria e Toronto, São Pedro de Ponta Delgada, S. Roque, Santa Bárbara e Várzea regressam a casa no dia 3 de março.

Como habitualmente e para evitar acidente, aconselha-se aos condutores na Ilha de S. Miguel que tenham cuidados redobrados.

[twitter style=”vertical” float=”left”]  [fbshare type=”button”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]


PUB