Encontro de Gerações em África do Sul

O Banif promove, no próximo dia 3 de Março, o I Encontro de Gerações, em Joanesburgo.

No “Convention Centre”, em Sandton, e sob o tema “Olhares sobre Portugal”, várias gerações de emigrantes portugueses, e seus descendentes, têm a oportunidade de expressar as suas opiniões, debatendo questões relativas à identidade e ao sentido de pertença da Comunidade. O Encontro contará com a presença do Secretário de Estados das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

O Encontro de Gerações teve a sua primeira edição em Caracas, Venezuela, em 2002. O objetivo desta ação, que conta já com dez edições neste país da América Latina, é dar resposta a uma das principais lacunas com que as comunidades portuguesas se deparam: a falta de espaços de reunião e debate sobre temas que ajudassem ao fortalecimento das raízes nacionais e à preservação da identidade lusitana.

Este ano, com a colaboração do Século de Joanesburgo, a iniciativa estende-se à África do Sul.

Apesar de serem dois países com características muito distintas, a África do Sul e a Venezuela são os dois principais destinos da emigração madeirense e portuguesa. Ambos os países acolhem comunidades bastante representativas e dinâmicas, que privilegiam o contacto com as suas raízes e que se orgulham das suas origens e história.

O “Encontro de Gerações”, que reúne habitualmente mais de 1500 participantes, utiliza o conceito de Conferência e tem como oradores membros da comunidade emigrante portuguesa. Para a edição deste ano, em Joanesburgo, estão confirmadas as intervenções de seis oradores – Gilberto Martins, Arquitecto e Adjunto do Ministro sul-africano dos Transportes; Manny de Freitas, deputado pelo Democratic Alliance; João Branco da Fonseca, médico; Gabriel de Abreu, Criador do logótipo do Mundial 2010; John de Silva, CEO do Grupo COSIRA e Monique Camacho, jovem médica.

Para o Banif, a participação na organização deste Encontro é uma forma de se aproximar dos seus clientes e de desafiar os descendentes a promover o debate construtivo das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.