Regresso ao Terminal 1

Só a esayJet continua com operações no Terminal 2. TAP, SATA e AeroVip transferem operações para o Terminal 1.

A low-cost easyJet concentra, a partir de hoje, as suas operações no terminal 2 do aeroporto de Lisboa. As transportadoras TAP, SATA e AeroVip transferem as suas operações domésticas para o terminal 1.

Desde a sua inauguração, em 2007, que o terminal 2 do aeroporto de Lisboa se destinava apenas às partidas dos voos domésticos (Porto, Faro, Vila Real, Bragança, Madeira e Açores) das transportadoras TAP, SATA, AeroVip e easyJet.

O diretor do aeroporto de Lisboa, João Nunes, explicou em entrevista recente à Lusa que os passageiros que chegarem hoje à Portela vão encontrar “duas grandes mudanças: a TAP, a SATA e a Aerovip, que estão com operações no terminal 2 passam toda a operação para o terminal 1”.

Por outro lado, acrescentou, a companhia de baixo custo (‘low cost’) easyJet, que já estava no terminal 2 com os voos para o Funchal, “concentra toda a operação” naquele terminal.

João Nunes garantiu que, nesta mudança, “todos os interesses [das companhias aéreas] foram acautelados”.

As taxas aeroportuárias praticadas serão as mesmas, continuará a existir o autocarro gratuito entre os dois terminais, sendo que o terminal 2 não tem estacionamento.

Em abril, a easyJet abre a sua base em Lisboa, inaugurando cinco novas rotas: Amesterdão, Copenhaga, Bordéus, Veneza e Astúrias.

O diretor do aeroporto de Lisboa estima que a abertura da base da companhia ‘low cost’ “vá trazer mais cerca de 300 mil passageiros” ao terminal 2, de modo a que, até ao final do ano, sejam processados mais de dois milhões de passageiros.

Em 2011, passaram 1,6 milhões de passageiros pelo terminal 2, o equivalente a 11 por cento do tráfego total do aeroporto de Lisboa.

De acordo com o diretor do aeroporto de Lisboa, “no período de inverno o terminal 2 tem ligações a 13 destinos, a que se juntam outros três no verão e a nova base da easyJet vai trazer cinco novas rotas”.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fbshare type=”button”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

 


PUB