Avelino de Freitas de Meneses recebe distinção

O antigo Reitor da Universidade dos Açores vai ser distinguido com o título de “Cidadão Honorário” de Ponta Delgada, pela Câmara Municipal.

Avelino de Meneses, que foi responsável pela academia açoriana durante oito anos, é distinguido pelo Município, por proposta apresentada, em 2011, pela própria Presidente da Câmara, Berta Cabral, que justifica a homenagem pelo trabalho desenvolvido na Universidade dos Açores, tendo “exercido essa importante responsabilidade com reconhecida valia desde 21 de julho de 2003”.

Na proposta aprovada pelo Município, Berta Cabral afirma que “a distinção de Cidadão Honorário tem em vista homenagear individualidades nacionais, não naturais do Concelho de Ponta Delgada, ou estrangeiras, que se hajam destacado por serviços distintos e relevantes ao Município ou aos seus munícipes, ou que hajam contribuído inequivocamente para a promoção e prestígio de Ponta Delgada, requisitos preenchidos pelo Professor Doutor velino de Freitas de Meneses enquanto Reitor da Universidade dos Açores”.

Natural das Lajes, ilha Terceira, Avelino de Meneses é detentor de um percurso académico com provas dadas a nível regional e nacional.

Na proposta da responsável máxima pelo Município de Ponta Delgada, Berta Cabral recorda que Avelino de Meneses “foi já muito justamente reconhecido nos planos nacional e regional, respectivamente, com a Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública atribuída pelo Presidente da República na sessão do Dia de Portugal e com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento atribuída pela Assembleia Legislativa Regional na sessão do Dia da Região Autónoma dos Açores.

A homenagem a Avelino de Meneses está marcada para as 21h00 do próximo dia 29 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A distinção será atribuída pela Presidente da Câmara após a sessão de lançamento das obras Das Autonomias à Autonomia e à Independência, do homenageado.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]