“Museu da Imagem da Madeira” para arrancar neste mandato [VÍDEO]

Museu da Imagem da Madeira” pretende integrar toda a coleção e espólio pertencente ao Museu Vicentes.

A secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, anunciou esta tarde que o Governo Regional pretende criar o Museu da Imagem da Madeira, no decorrer deste mandato. A governante falava na cerimónia de comemoração do 30º aniversário do Museu Vicentes.

“Há projetos dos quais não vamos abdicar e que procuramos levar a cabo porque destes dependem a dignificação e a maior valorização do nosso património cultural, falo da criação do Museu da Imagem da Madeira, um projeto que está ainda em fase embrionária que integrará toda a coleção e todo o espólio pertencente ao Museu Vicente, atualmente, disperso do ponto de vista físico”, avançou.

Conceição Estudante não revelou muitos pormenores sobre o futuro museu, no entanto, salientou que é um projeto que o governo quer concretizar e que é um grande desafio que ainda não passa de intenção, não tem conteúdos e o projeto está ainda por definir. Há apenas a certeza que é um projeto que a secretaria tutelada por Estudante quer pôr no terreno no decorrer desta legislatura.

“É um desafio, mas vamos tentar manter presente e dar pelo menos os primeiros passos no decorrer deste mandato. Sabemos que o Museu Vicentes tem falta de espaço e está atualmente dividido em edifícios e essa distribuição espacial não contribui para a melhor funcionalidade do mesmo”, lembrou, daí

A governante elogiou o trabalho realizado, nestes 30 anos, pela da diretora do Museu Vicentes, Helena Araújo, da qual, disse ser a alma do museu.

Por seu turno, Helena Araújo recordou que durante os últimos 30 anos o museu recebeu 27 coleções, 200 doações e quatro depósitos, em média, duas a cinco doações por ano, feitas por madeirenses e estrangeiros.

Neste ano de 2012, celebração dos 30 anos, o Museu Vicentes pretende dar a conhecer o acervo do museu e criar uma maior dinamização desta instituição junto do público através de exposições, conferências, workshops e concursos de fotografia que serão levados às escolas e a outras instituições.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB