Atividades teatrais têm futuro incerto

Mas não vão desaparecer, apesar de sujeitas a mais dificuldades, considera José António Barros, do Teatro “Metaphora”.

As artes culturais tem sido, desde sempre, relegadas para segundo plano. Isto leva a que os seus intervenientes sejam confrontados, com frequência, com constrangimentos financeiros e / ou logísticos.

José António Barros, do Teatro “Metaphora”, explica, no entanto, que a atividade não vai desaparecer. Vai, em vez disso, obrigar a um maior empenho e ação voluntária dos atores. “É a única maneira de conseguirmos levar à avante os trabalhos. Enquanto houver força as coisas não vão deixar de surgir”.

Que o diga a peça “O Bem Amado”, da autoria de Dias Gomes, que estreia a 30 de Março, pelas 21h, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, com cerca de 30 participantes.

“No próximo fim-de-semana vamos ter, na Região, três peças à escolha, sendo que duas delas são estreias. Isto é muito bom. O que não se consegue é fazer disto uma atividade lucrativa e conseguir rentabilizá-la em termos económicos. Isso é impossível.”

O encenador do Teatro “Metaphora” confessa mesmo que não teve dificuldades para conseguir elementos para esta peça, pelo contrário, até houve processo de seleção. “As pessoas vêm pelas mais variadas razões, para perder o medo, para aparecer”, mas com a certeza de que não existirá contrapartida financeira.

“O Bem Amado” trata-se de um espetáculo integrado no “Projeto Sementes”. O “bem-amado” é Odorico Paraguaçu, homem de posses mas sem cultura. Apesar de ser corrupto e demagogo, Odorico é venerado pelos eleitores e exerce fascínio sobre as mulheres, especialmente as mal-amadas.

Apesar da contenção das famílias madeirenses e do aumento do IVA aplicado às atividades culturais, José António Barros tem boas expetativas. Agora, mais do que nunca, é preciso gostar muito desta atividade. “Fazer teatro é muito mais do que aquilo que passa para o público, dá muito mais trabalho”.

Acrescente-se que amanhã, 27 de Março, assinala-se o Dia Mundial do Teatro. Por todo o país realizam-se ações para assinalar a efeméride.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB