Curral das Freiras com “Casa de Emergência Social”

O objectivo é prestar auxílio às pessoas em caso de catástrofe ou de emergência social.

Foi inaugurada esta tarde, na freguesia do Curral das Freiras, a “Casa de Emergência Social”. O referido investimento é apoiado pela iniciativa EDP Solidária Madeira, através da Fundação EDP, vindo na sequência da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010.

“O que motivou a nossa candidatura a este projecto foi o facto da freguesia do Curral das Freiras, devido à sua localização geográfica, sofrer durante todo ano com diversas derrocadas e deslizamentos de terras, ficando muitas vezes isolada do resto da ilha”, frisou Juan Sousa, recordando, por exemplo, que na intempérie de Fevereiro a localidade ficou completamente isolada durante 30 horas.

Na referida catástrofe, conforme recordou o presidente da Casa do Povo do Curral das Freiras, algumas vítimas ficaram instaladas em edifícios da casa do povo. “Foi nesse sentido que surgiu a ideia de criar uma casa de emergência no Curral das Freiras. O objectivo é minimizar as consequências que as catástrofes acarretam através do auxilio ao nível do acolhimento de pessoas, armazenamento e disponibilização de meios e equipamentos técnicos, bens alimentares, vestuário e outros, bem como o acompanhamento psicosocial das vítimas da intempérie”, frisou.

Juan Sousa anunciou, também, que durante todo o ano a “Casa de Emergência Social” funcionará como apoio ao centro de convívio e de dia da Casa do Povo do Curral das Freiras. “Sempre que se verificar uma situação de catástrofe ou de um elevado risco social funcionará como casa de emergência”, transmitiu.

A cerimónia da inauguração contou com a presença do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António, o qual reiterou que o Governo Regional tem como prioridade a vertente social no sentido de minimizar os efeitos da actual crise económica.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes, destacou o papel que a Casa do Povo do Curral das Freiras tem desempenhado em prol da população daquela freguesia.

Durante a inauguração da “Casa de Emergência Social” foram ainda entregues diplomas a 25 voluntários que frequentaram o curso de “Primeiros Socorros e como agir em situação de catástrofe”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB