Cooperação entre Açores e Timor

O Secretário Regional da Presidência recebeu o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor Leste, em audiência no Palácio da Conceição, em representação do Presidente do Governo dos Açores.

No final da audiência, André Bradford destacou o “traço de afectividade que existe na ligação histórica entre os Açores e Timor Leste, que resulta de um percurso de proximidade que os liga”.

O governante recordou que o Governo Regional, representando os Açores como Região convidada, esteve presente nas cerimónias da independência de Timor como resultado “de uma história comum”, sublinhando a propósito o “olhar que se tem de Timor como exemplo da valia da autodeterminação e da vontade de criar um estado independente”, cujo “processo de consolidação da democracia e da vivência social e política” neste país está a ser “acompanhado com muito interesse”.

A cooperação entre os Açores e Timor Leste foi um tema desenvolvido na audiência, com o Mar e a formação profissional a merecerem destaque. De acordo com André Bradford, “o Mar é uma área em que existe a certeza de que os Açores podem ser úteis a Timor”, concretizando que, “embora a componente e a envolvente regional sejam diferentes e os oceanos em que nos situamos estejam bastante afastados, o peso do Mar no desenvolvimento é fulcral para o nosso futuro”. Por isso, conclui André Bradford, “é algo que queremos partilhar daqui para a frente”.

Relativamente a outras áreas de cooperação, o Secretário Regional da Presidência, considerando que Timor Leste tem uma característica comum com os Açores, que se consubstancia na sua população muito jovem, coloca “a formação profissional como um desafio para a cooperação que deverá ser aprofundado”.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB