A Excelência Desportiva

A Associação de Futebol de Ponta Delgada e o Clube Naval da Horta conquistaram o I Prémio de Excelência Desportiva.

Esta é uma distinção instituída pelo Governo dos Açores, anunciada esta tarde, em Angra do Heroísmo, a Secretária Regional da Educação e Formação.

Cláudia Cardoso disse, em conferência de Imprensa, que o executivo entende que o mérito “é um bem a estimar e deve ser incentivado nas suas variadas vertentes” e, por isso, decidiu consagrar no seu Programa de Governo para a área do desporto “o objetivo de promover a melhoria da organização e gestão do movimento associativo, mediante o reconhecimento público das entidades que se distingam na sua atividade e que possam desta forma servir de modelo a seguir”.

É nesse contexto que surge este galardão, este ano atribuído pela primeira vez, destinado a distinguir as associações e clubes desportivos que demonstrem “a qualidade organizativa e a qualidade de desempenho como eixos determinantes”.

Candidataram-se a esta primeira edição do prémio 16 clubes desportivos e cinco associações de modalidade, “o que demonstra a significativa adesão e o reconhecimento deste prémio recentemente criado”, sublinhou Cláudia Cardoso.

A governante salientou, ainda que, hoje os Açores, “fruto de uma política de desenvolvimento desportivo assente em princípios claros e partilhados, apresentam a maior taxa de participação absoluta federada do nosso País, de 9%, enquanto na Madeira se situa em 7% e no território continental em 5%”.

A Secretária Regional revelou ainda que existem atualmente na Região, enquadrando a atividade federada, 48 associações contra as 34 de 1995, e que são mais de 250 os clubes com atividade federada, espalhados por oito das nove ilhas.

“Segundo os dados da demografia federada já disponíveis, ultrapassámos pelo 5º ano consecutivo a “barreira” dos 21.000 atletas federados, tendo pela primeira vez, este ano, sido atingida a marca dos 22.000 atletas”, disse ainda Cláudia Cardoso.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB