Voluntariado jovem certificado

Os jovens açorianos que participem em projetos de voluntariado vão ter certificadas as competências adquiridas nessas funções, o que será uma mais-valia para os respectivos currículos, anunciou hoje o Diretor Regional da Juventude.

Bruno Pacheco falava, em São Mateus, ilha Terceira, durante uma conferência de imprensa para apresentação da III Edição do Programa de Voluntariado Ambiental, promovida pela associação Gê-Questa.

Conforme explicou, esse reconhecimento, validação e certificação de competências surge na sequência do forte incremento do voluntariado que o Governo dos Açores estimula através do Programa de Voluntariado Jovem.

Para além do mais conhecido voluntariado social, o programa abrange, também, as áreas do desenvolvimento comunitário, da proteção do ambiente, da proteção dos animais, da recuperação do património histórico e cultural e da reabilitação e renovação de áreas urbanas.

Sobre o projeto hoje apresentado, envolvendo jovens de várias açorianos, do continente e de vários países europeus e dos Estados Unidos, Bruno Pacheco disse que esses encontros são frutuosos pela troca de experiências e de realidades e permitem uma educação e aprendizagem informal muito importante.

O Diretor regional disse ainda esperar que mais associações e mais jovens de todas as ilhas do arquipélago adiram a projetos de voluntariado e que desenvolvam ações inovadoras.

O projeto da Gê-Questa envolve a sensibilização ambiental, a conservação da natureza, a erradicação de espécies invasoras e a agricultura biológica.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB