Santo Cristo dos Milagres

S. Miguel enche-se de fiéis para ao longo de um fim de semana prestarem a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Amanhã, com início ao raiar do dia, muitos fiéis irão cumprir as suas promessas numa cadência sofrida que não deixa indiferente quem assiste. Este é um momento onde não há velhos ou novos, ricos ou pobres. De joelhos no chão, todos têm algo em comum, o desejo de agradecer uma graça recebida.

Às 11 horas na Porta do Carro um grupo representativo dos Romeiros da Ilha de S. Miguel irá, como é habitual, prestar a sua homenagem com uma oração, juntando num mesmo espaço duas manifestações religiosas tão açorianas.

A grandiosa Procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se realiza, desde há 312 anos, em Ponta Delgada, no quinto domingo depois da Páscoa, respeita, ainda, hoje, o itinerário definido para o primeiro cortejo processional.

A Madre Teresa da Anunciada, que era, na época, zeladora extremosa da Capela e da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, organizou a primeira procissão, em abril de 1700, pretendendo que o andor passasse por todas as Igrejas e Conventos, então existentes na cidade, como forma de alargar o culto, desejo esse que a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, como entidade organizadora das festividades, tem vindo a preservar ao longo dos anos.

Pelas 12 horas irá ter lugar a homenagem da Polícia de Segurança Pública, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, dos táxis e dos motociclistas num desfile diante do Convento da Esperança.

Pelas 16 horas milhares de fiéis já estarão concentrados na zona das festividades para a Procissão da Mudança. Pelas 16:20 horas é organizada a Procissão, o Provedor bate à Porta do Carro, sendo entregue a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres aos cuidados da Irmandade para que se cumpra a tradição.

Pelas 16:30 dá-se início à Procissão da Mudança, durante a qual milhares de fiéis cumprem as suas promessas descalços ou carregando pesados sírios.

Durante a noite, o Senhor Santo Cristo dos Milagres não é deixado sozinho pelos seus fiéis, tendo início pelas 00:45 horas a Solene Vigília de Adoração.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fbshare type=”button”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]


PUB