Filarmónicas de Ponta Delgada em CD

Foi apresentado o primeiro registo gravado em CD de todas as filarmónicas do concelho de Ponta Delgada, intitulado “Filarmónicas de Ponta Delgada”.

Durante a cerimónia de lançamento deste trabalho, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada fez “um reconhecido agradecimento público” às bandas filarmónicas pelo “esforço e contributo que dão para o engrandecimento do concelho, da cultura popular, associações culturais e para o engrandecimento das freguesias onde exercem a sua atividade”.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal, comparticipado pela ARDE Associação de Desenvolvimento Regional, através da abordagem LEADER do programa PRORURAL.

“Na sua banda filarmónica, cada maestro, cada presidente de direção demonstram o gosto que cada freguesia sente e os esforços que as comunidades fazem para manterem viva esta tradição”, considerou a autarca.

Berta Cabral afirmou que, em Ponta Delgada, onde há já filarmónicas com quase século e meio de vida, as bandas são resultado do esforço e dedicação de músicos, famílias e de todas as pessoas que vêm na sua banda de música o espelho da freguesia e parte do seu engrandecimento enquanto comunidade.

Marco Torre, como coordenador do projeto, considerou este registo como “um marco na história cultural do concelho de Ponta Delgada” e salientou que o facto da apresentação do CD dar-se no Coliseu Micaelense, na circunstância do seu 95º aniversário, dignifica ainda mais a atividade das bandas de música, algumas que, pela primeira vez, e durante esta semana em que decorre a Grande Mostra de Cultura Popular de Ponta Delgada, pisam o palco da maior casa de espetáculos dos Açores.

Por seu turno, José Andrade, vereador da Cultura da Câmara de Ponta Delgada e responsável pela ARDE referiu que o CD, que reúne a participação de cerca de meio milhar de músicos, de dez freguesias do concelho, será distribuído por todas as bandas participantes, que se encarregarão de divulgar junto da sua comunidade e das entidades que considerarem mais relevantes o seu trabalho. Isto porque o CD não pode ser vendido, dado a comparticipação pela abordagem LEADER.

A Grande Mostra de Cultura Popular de Ponta Delgada continua até quinta-feira próxima. Esta terça-feira, o Coliseu está aberto a partir das 19h00 para quem quiser visitar a exposição “Artes Tradicionais do Concelho de Ponta Delgada” e apreciar, a partir das 20h00, os concertos da Banda Lira das Sete Cidades (Sete Cidades), da Lira Nossa Senhora da Estrela (Candelária) e da Filarmónica Fundação Brasileira (Mosteiros). Na quarta-feira, 16 de maio, atuam a Filarmónica Nossa Senhora da Saúde (Arrifes), a Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira (Fajã de Cima) e a Banda Minerva (Ginetes).

Já na quinta-feira do Santo Cristo e último dia da Mostra Cultural é apresentado o DVD “Folclore de Ponta Delgada”, coordenado por Renato Cordeiro.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB