Envelhecimento não pode ser considerado “um encargo” [Vídeo]

Centro Paroquial de Santa Cecília organizou um seminário sobre o envelhecimento ativo.

O Centro Social e Paroquial de Santa Cecília promove, durante a tarde de hoje, um seminário sobre o envelhecimento ativo. A luta contra a pobreza e a exclusão social também estiveram em análise.

Na sessão de abertura, Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais, considerou que o fenómeno do envelhecimento, uma das maiores conquistas e triunfos da humanidade, não pode ser considerado um encargo.

“Esta fase do ciclo de vida é vista ainda como um estigma, como um fardo para as novas gerações. Que errado. Estas são perspetivas muito redutoras do envelhecimento. É tempo de deixarmos de pensar o fenómeno do envelhecimento como uma coisa de pessoas que só trazem encargos à sociedade”.

O governante apresentou, neste âmbito, alguns projetos regionais com vista à promoção do envelhecimento ativo e da solidariedade entre as gerações. Projetos esses que contam com a parceria de várias instituições.

“Temos no terreno, desde 2009, o plano gerontológico da Região Autónoma da Madeira, que terminará em 2013. Um plano de cariz pioneiro e inovador que tem sustentado as linhas de ação para a política da terceira idade e cujo principal eixo de intervenção tem sido a promoção do envelhecimento ativo, físico, intelectual e social”.

Francisco Jardim Ramos quis também destacar o trabalho realizado e manifestar todo o apoio a projetos futuros daquela entidade. “É com muita satisfação que vemos este Centro Social e Paroquial de Santa Cecília desenvolver este trabalho meritório, que se reverte na promoção, na integração e no desenvolvimento de grupos sociais, sobretudo nos mais desfavorecidos desta freguesia e deste concelho”.

O Centro Social e Paroquial de Santa Cecília tem, nos últimos tempos, sido confrontado com situações de grandes dificuldades nas famílias, mas o pároco Francisco Caldeira reiterou que não podemos baixar os braços perante as adversidades. “Todos assumem um papel fundamental no futuro da nossa sociedade”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”][twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB