“O aluno indisciplinado é produto de um conjunto de situações”

É urgente mudar o paradigma atual que centra as conceções da indisciplina apenas no aluno.

A ideia foi defendida, esta tarde, por Armando Correia, psicólogo da direção regional da Educação, no IV Encontro Escola-Família: “em Cooperação. A (in) disciplina na escola”, uma iniciativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

“Vou tentar alertar para uma nova mudança de paradigma, nesta área, ou seja, atualmente as conceções sobre a indisciplina estão um pouco centradas no comportamento, e o comportamento do aluno não é em si a disciplina é um reflexo das situações que levam à indisciplina”, esclareceu, acrescentando que veio alertar para “a necessidade de mudarmos este paradigma de centrar a indisciplina no aluno e descentrá-la para as relações que esse aluno tem na sua personalidade, idade, sexo”.

Armando Correia defendeu ainda que é fundamental tentar que “as pessoas percebam que há necessidade de mudar o paradigma centrado, neste momento, no comportamento do aluno para um paradigma mais amplo e mais alargado nas relações que este tem com os professores e até com a própria escola”, salientou acrescentando que um novo paradigma trará mais vantagens.

“O Einstein costumava dizer que ‘insanidade é fazermos sempre as mesmas coisas e esperarmos resultados diferentes’. E como não temos obtidos até agora resultados com este conceito mudando e amplificando o conceito pode ser que consigamos novas tarefas e novos modos de atuar que possam trazer algum benefício relativamente a esta questão da indisciplina ”, vincou.

Até ao final da tarde de hoje o IV Encontro Escola-Família: “em Cooperação. A (in) disciplina na escola” decorre na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos ainda com a apresentação de dois workshops um sobre “As causas da indisciplina” e outro sobre a “Minimização da Indisciplina”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB