Padre Octávio Medeiros lança “Escritos do meu Sentir”

Escritos do meu sentir…com prazo de validade” é o mais recente livro do sociólogo, padre e professor Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros.

A obra foi apresentada no Auditório Municipal da Povoação que estava repleto de amigos e paroquianos e foi fortemente apoiada pela Santa Casa da Misericórdia da Povoação que está a celebrar o seu 82º aniversário.

Álvaro Borralho, professor universitário e amigo de longa data do autor, ficou encarregue de apresentar a obra a que chamou de “Escritos sem prazo de validade” por considerar que estamos perante um “manancial que é fundamental para compreender a vivência socio-religiosa nos Açores, neste princípio de século. O seu contributo não é apenas para agora; é para o futuro…”.

Álvaro Borralho refere ainda no prefácio que assinou que em quase todos os textos sociológicos do escritor “existe uma preocupação de os confrontar com a visão católica…o que faz desta coletânea o lugar de excelência onde se vê nitidamente as posições da Igreja e da Religião serem confrontadas com as visões científicas da sociologia e as intervenções sociológicas amiúde obrigadas a interpretarem as posições do catolicismo. Não é um objetivo inocente, mas também não é completamente deliberado na minha opinião”.

Já o Presidente da Câmara, Carlos Ávila, reconheceu o trabalho intelectual que o Padre Octávio Medeiros tem vindo a realizar, em grande parte, muito em prol do concelho da Povoação. O autarca elogiou as qualidades investigadoras e observadoras do autor e sublinhou a importância de ser feita uma justa homenagem a quem tem dado um valioso contributo para a história futura do Concelho da Povoação.

O autor, igual a si mesmo, acrescentou também na sessão solene de apresentação do seu livro que “não devemos ter medo de partilhar com os outros o que fazemos”, comparando, no entanto, os sociólogos aos capitalistas “que fazem o seu trabalho muito à custa dos pobres e depois devolvem-no a um custo muito mais elevado”.

Depois da apresentação feita, a Mesa Administrativa da Santa Casa ofereceu a todos os presentes um livro, autografado pelo escritor.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB