Dolce Vita recebe Expo STAO

O evento pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelos vários Centros de Atividades Ocupacionais junto de jovens com necessidades especiais

De 19 a 22 de junho, o Centro Comercial Dolce Vita Funchal recebe a IV Expo STAO. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Serviço de Atividades Ocupacionais (STAO) da Direção Regional de Educação (DRE), que pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelos vários Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) da Região junto de jovens com necessidades especiais.

A sessão de abertura do evento está agendada para amanhã, pelas 10h00, e contará com a presença da sub-directora regional de Educação, Paula Vieto, da directora Técnica do STAO, Ana Sousa, da coordenadora do CAO Funchal, Gabriela Fernandes, e do director do Dolce Vita Funchal, Roberto Xavier.

Ao longo de quatro dias, o Dolce Vita Funchal será palco de várias atividades, nomeadamente: dança; ioga; aeróbica; ginástica; música; danças de salão; oficina de expressão plástica e artesanato; karaté, taekwondo; e capoeira.

Destaque ainda para a passagem de modelos inclusiva, que proporcionará a oportunidade aos jovens do STAO de sentirem a sensação de pisar a passerelle na companhia de atletas do Clube Desportivo do Marítimo no dia 20 de Junho, pelas 14h45.

Um dos pontos altos da Expo STAO vai acontecer no dia 21 de Junho, pelas 11h15, com a leitura do conto “Ogima, o viajante do Espaço no planeta dos BMQ”, pelo seu autor, o ex-secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes.

Esta história foi promovida no âmbito da campanha “Só Bem-Me-Quer” do Plano Regional Contra a Violência Doméstica. A adaptação do conto em formatos alternativos – braille, símbolos pictográficos para a comunicação, língua gestual portuguesa e áudio -, tem como objetivo a prevenção da violência doméstica junto de todas as crianças e jovens e suas famílias. Este conto, que vem acompanhado por um DVD com jogos e atividades de sensibilização, é igualmente um material didático que poderá ser usado em contexto escolar.

Este conto estará disponível para venda no Centro Comercial Dolce Vita Funchal durante a IV Expo STAO. O valor angariado reverterá na totalidade para a AAPNEM (Associação dos Amigos das Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira).

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]