Adultos apostam nas ‘novas oportunidades’

Desde que entrou em funcionamento, 2004, o Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM/CELF) já recebeu 5547 adultos.

“Desde o início de 2011 e até à presente data foram certificados aqui na escola 284 adultos para os níveis básicos, secundário e profissional”, frisou o diretor pedagógico da EPHTM, esta tarde durante a entrega de 80 certificados e diplomas do CNO da EPHTM.

Na ocasião, Fernando Figueiredo recordou que a EPHTM também faz a certificação de competências profissionais no âmbito das saídas de cozinheiro, empregado de mesa e bar, rececionista de hotel e técnico de manutenção em hotelaria.

“A certificação é atribuída a pessoas que normalmente já têm alguns anos de experiência, mas que não têm nenhum certificado. Como sabemos, através da legislação que saiu a 27 de julho de 2011, as carteiras profissionais têm tendência a evoluir no sentido de serem substituídas por certificados de formação profissional. Nesse sentido, os CNO`s oferecem este tipo de certificação profissional, nomeadamente na área da hotelaria, na EPHTM, e de outras profissões, na Direção Regional de Qualificação Profissional”, transmitiu o diretor pedagógico.

Ao presidir à cerimónia de entrega dos certificados, o secretário regional da Educação e Recursos Humanos garantiu que, ao contrário do que vai acontecer em Portugal Continental, os CNO`s não serão extintos na Região.

“Os CNO`s constituem uma rede que nos proporciona a possibilidade de oferecermos a todos os nossos jovens e adultos a oportunidade de voltarem a estar em contato com o sistema de formação formal. É uma matéria muito importante para o Governo Regional, um elemento estratégico fundamental naquele que designamos de combate ao abandono escolar”, destacou Jaime Manuel Freitas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB