Kit de Biodiversidade

Este é instrumento entregue às escolas açorianas no sentido de enquadrar os programas de Educação Ambiental, afirmou hoje, na Horta, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar.

 A opinião foi avançada por Álamo Meneses à margem do Encontro Regional de Educação Ambiental, que decorre simultaneamente nas ilhas do Faial, da Terceira e de São Miguel.

Segundo referiu o governante, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem vindo a produzir, praticamente todos os anos, um conjunto de materiais com vista a apoiar os professores no âmbito da Educação Ambiental, tendo optado este ano por um ‘kit’ de Biodiversidade.

Para Álamo Meneses, trata-se de uma iniciativa inovadora, já que o ‘kit’” agora entregue, para além dos materiais impressos e dos próprios matérias que são utilizados nas aulas, tem também um conjunto de sementes que vão permitir que os alunos possam fazer a germinação das plantas na escola e depois plantá-las e acompanhá-las no seu crescimento.

Conforme sublinhou, este é um ‘kit’ que tem utilização quer do ponto de vista da sensibilização ambiental,” no sentido das crianças ficarem a conhecer as plantas”, mas que também tem utilidade na área da Biologia,” já que é possível fazer um conjunto de demonstrações na área da germinação e do desenvolvimento das plantas que será com certeza uma mais-valia para os professores”.

De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, este é um ‘kit’ relativamente “simples, que tem um conjunto de materiais que são baratos e eficientes do ponto de vista da sua utilização, mas é um ‘kit’ que tem um conjunto de usos múltiplos e que será, com certeza, uma ferramenta que vai enriquecer as aulas”.

Explicou ainda que o ‘kit’ é para ser utilizado em conjunto com as imagens que são fornecidas através da Internet pelo SIARAM, uma página específica que disponibiliza um conjunto de vídeos e de fotografias na área da Natureza, permitindo aos professores “construir as suas aulas em torno destas temáticas”.

O ‘kit’ de Biodiversidade foi hoje entregue aos professores que, em representação das diferentes escolas, participam no Encontro de Educação Ambiental, a decorrer simultaneamente no Faial, Terceira e São Miguel.

Posteriormente, será distribuído por todas as escolas dos Açores no sentido de ficar à disposição dos professores do 1.º ciclo e dos professores de Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico.

[fbshare type=”button”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 

 


PUB