BMF intensificam rondas pelo concelho do Funchal

O Comandante Nelson Bettencourt garante que o dispositivo está a postos para qualquer intervenção.

nelsonOs Bombeiros Municipais do Funchal (BMF) estão a realizar com maior frequência rondas diárias pelo concelho do Funchal, não apenas para prevenir possíveis focos de incêndios, face ao aumento da temperatura, mas também para verificar irregularidades, ao nível da queda de pedras ou de árvores.

O Comandante Nelson Bettencourt garante que o dispositivo, composto por 114 elementos, está a postos. “Esta ação não é exclusivamente quando o tempo aquece. Esta prevenção é feita ao longo do ano e sempre que as condições assim o ditam. Neste momento o dispositivo está montado, temos as viaturas e todo o equipamento necessário e as diferentes secções prontas para fazer face a qualquer intervenção”.

Neste contexto, e apesar das questões que sempre se colocam ao nível dos equipamentos, até por causa daqueles que foram danificados nas ocorrências, Nelson Bettencourt sublinha que os profissionais têm de conseguir trabalhar com os meios disponíveis. “Penso que temos o dispositivo suficiente em termos de materiais. Logicamente que a nível humano torna-se fundamental que, brevemente, haja um reforço de elementos nos Bombeiros Municipais. Pessoas mais jovens, com sangue novo, e que seriam fundamentais para aumentar a nossa capacidade operacional”.

Os Bombeiros Municipais do Funchal são confrontados também com queimadas ilegais ou com terrenos ao abandono e que acarretam riscos para a área urbana. Nelson Bettencourt acrescenta, neste contexto, que há legislação, mas que importa haver também mais fiscalização. “Felizmente tem havido um aumento significativo dos pedidos de licença e ainda bem porque quer dizer que as medidas de prevenção está a resultar”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB