Prevenção dos maus tratos na infância junta CPCJ e Câmara do Funchal

No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos.

cmfA Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Funchal, em articulação e colaboração com a Câmara Municipal do Funchal, vai realizar algumas acções com o objectivo de assinalar Abril como “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, através da “Campanha Laço Azul”.
Assim, amanhã, na Câmara Municipal do Funchal, decorre uma “cerimónia de abertura” para lançar o repto às escolas e à comunidade a fim de aumentar o impacto desta campanha e, nos seus contextos, trabalharem a problemática dos maus tratos.

O programa é o seguinte:

15:00 – Sessão de Abertura
15:10 – Campanha “Laço Azul”- Breve Explicação
Divulgação das Atividades programadas pela CPCJ para este Mês de Abril
Apresentação do slogan e desenho dos alunos da Escola Francisco Franco para os painéis digitais
15:15 – “Nada é impossível…”
Intervenção – Drª. Teresa Carvalho
15:45 – Dinâmica com os jovens
Desenho no átrio da CMF sobre a temática apresentada.
“Maus-tratos – Intervenção da CPCJ”
16:10 – Atuação do Grupo “Línguas de Palco” da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
16:15 -Sessão de Encerramento
Colocação do laço azul nas varandas da Câmara

Refira-se que ainda durante o mês de Abril, em datas ainda a definir, está prevista a realização de quatro ações relacionadas com os Maus Tratos na Infância e intervenção da Comissão do Funchal, em quatro escolas do Concelho, direcionadas a professores e alunos.
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Funchal sugeriu que nas escolas fossem desenvolvidos trabalhos abordando esta problemática. Foi igualmente lançado o desafio para envolver os professores das disciplinas de EV para a realização de um grande laço azul a fim de ficar exposto na escola, já que a campanha é “o Laço Azul”.
A Comissão em parceria com o Município prevê a realização de uma caminhada no dia 29 de Abril, a qual envolverá alunos das escolas, utentes dos centros comunitários do Município, ginásios e comunidade em geral. A caminhada será simbólica, no início prevê-se um ioga do riso e no final uma aula de zumba. O Slogan será “VAMOS VESTIR O FUNCHAL DE AZUL”, uma vez que os participantes usarão uma peça de roupa azul como forma de prevenção.
De igual modo, a Comissão prevê ainda desenvolver uma ação direcionada aos pais, em data ainda a definir, abordando a problemática do bulling e do ciberbulling com a colaboração de um Inspetor da Polícia Judiciária.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB