Vinho e Bordado Madeira na Festa da Flor

As iniciativas decorrem, entre 16 e 22 de abril, na placa central da Avenida Arriaga.

borA Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, aposta na Festa da Flor com um conjunto de ações promocionais, assentes na realização de uma exposição de Bordado Madeira e Artesanato Regional, entre os dias 16 e 22 de abril, na placa central da Avenida Arriaga (em frente à Loja do Cidadão), sob o tema “Bordado Madeira inspirado nas Flores!”. O Vinho Madeira também estará presente e serão promovidas harmonizações gastronómicas com flores.

A exposição celebra o Bordado da Madeira e o Artesanato Regional, inspirado na natureza da Ilha e das suas flores, enaltecendo a estética, a beleza, a inspiração e, simultaneamente, toda a versatilidade destes produto regionais.

Neste espaço, o Bordado Madeira contará com a presença três empresas de Bordado Madeira, nomeadamente Abreu & Araújo, Lda, Bordal – Bordados da Madeira, Lda e Casa do Turista, Lda.

O Artesanato Regional será representado por 18 Artesãos, divididos em dois grupos rotativos , que demonstrarão a sua arte ao vivo, representando diversas áreas da nossa cultura, quer a mais tradicional, quer a mais contemporânea.

O primeiro grupo será constituído por nove Artesãos que estarão entre os dias 16 e 18 de abril. Sendo eles, Catarina Olival – Joalharia e Fabrico de Bijuteria, Cecília Nóbrega – Fabrico de Acessórios de Vestuário e Confeção de Bonecos de Pano, Olívia Chicharro – Fabrico de Miniaturas e Fabrico de Flores Artificiais, Charlotte Aguiar – Arte de trabalhar o vidro, Carlos Sousa – Arte de Trabalhar couro e fabrico e reparação de calçado, Emiliana Rodrigues (Mimi) – Arte de Trabalhar Materiais Sintéticos e Fabrico de Bijuteria, Teresa Cabral – Fabrico de Bijuteria, Vera Andrade – Cerâmica e Arte de Trabalhar o Vidro, Ester Silva – Confeção de Artigos Têxteis para o Lar, de Artigos de Malha e de Artigos de Renda.

Entre os dias 19 e 22 de abril farão parte do segundo grupo os Artesãos: Tânia Nóbrega – Fabrico de acessórios de vestuário, Leça de Freitas – Fabrico de utensílios e outros objetos em madeira e fabrico de brinquedos, Luísa Pereira – Arte de Trabalhar materiais sintéticos, Lídia Sousa – Confeção de Artigos de Malha, de artigos de Renda e de Bordados, Ana Paula Gomes – Azulejaria, Michael Aguiar – Arte de Trabalhar o Vidro, Emanuel Nóbrega – Tanoaria e Fabrico de Miniaturas, Guarete Figueira – Arte de Trabalhar Materiais Sintéticos, Irene Quintal – Fabrico de Acessórios de Vestuário.

O Vinho Madeira demonstrará toda a sua versatilidade, através da apresentação de combinações gastronómicas com Vinho Madeira, iguarias regionais e flores.

Os Chefes Eleutério Costa, da Estalagem da Ponta do Sol, Júlio Pereira, do Hotel Choupana Hills e Mariana Correia, do Restaurante Santa Maria, aceitaram o desafio do IVBAM e irão apresentar quatro ações de showcooking com interessantes e originais combinações. Seis empresas de Vinho Madeira, HM Borges, Vinhos Barbeito, Pereira de Oliveira, Justinos Madeira Wines, Henriques & Henriques e J. Faria irão disponibilizar os seus Vinhos Madeira, dos tipos Doce e Seco de 5 anos, para esta iniciativa.

Esta degustação de Vinho Madeira e Flores poderá ser apreciada por madeirenses e turistas e terá lugar junto à Exposição de Bordado Madeira e Artesanato Regional, nos dias 16, 17 e 21 de abril, entre 16h00 às 17h00.

Entretanto no Aeroporto da Madeira continua a decorrer a Mostra “Arte e Tradição”, fruto de parceria entre o IVBAM, os Aeroportos da Madeira e as empresas da Obra de Vimes e do Bordado da Madeira, onde os visitantes poderão apreciar alguns artigos genuinamente madeirenses, bem como, vislumbrar parte do processo de manufaturação destes artigos. Nos dias 16 e 17 de abril, um artesão de obra de vimes e uma bordadeira estarão a demonstrar as suas artes ao vivo.

Estas ações promocionais são cofinanciado a 85% por fundos comunitários e inserem-se no âmbito do Plano Promocional do Bordado Madeira e Artesanato Regional Programa INTERVIR+.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]