IoT Challenge PT selecionou 4 vencedores que vão levar projetos IoT ao Web Summit

O IoT Challenge PT acaba de selecionar os quatro vencedores que terão a oportunidade de apresentar as suas soluções de Internet of Things (IoT) no Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo: Destaca-se, ainda, o testemunho da EVOXX com a solução 360 Waste, uma solução de otimização da gestão do lixo, que foi use case no IoT Challenge PT.

Ao todo, o IoT Challenge PT registou 16 empresas participantes em concurso, pré-selecionadas entre algumas dezenas de startups e developers de machine to machine (M2M) e IoT candidatos. Em termos de tecnologia, são todos projetos IoT, mas as áreas de aplicação são diversas, evidenciando uma grande diversidade e abrangendo soluções mais comunitárias, com impacto nas cidades, como sistemas ambientais, de energia, de saúde e de telecomunicações, mas também soluções mais personalizadas, como recursos antitabágicos ou dispositivos para controlo de automóveis.

Para além de condições especiais no acesso a serviços IoT da PT Empresas, previstas para todos os

participantes, os vencedores vão receber Alpha passes para o Web Summit, ter acesso gratuito ao exame para Certificação Developer ThingWorx (Developer Associate Exam) e presença na conferência da

Productized, entre outras interações com a PT, em eventos e momentos-chave do operador líder de mercado em Portugal.

O IoT Challenge PT, que decorreu em paralelo com a Productized Conference 2016 com a presença de várias centenas de pessoas, permitiu aos grupos de trabalho selecionados desenvolverem ou adaptarem soluções de IoT de forma rápida, escalável e segura, mediante o recurso aos serviços IoT da PT Empresas.

Este é mais um contributo da PT para identificar e incentivar o talento português e, através da tecnologia mais avançada, apoiar as empresas e o desenvolvimento económico do país.
IoT é vertente charneira da estratégia B2B da PT

A transformação digital está cada vez mais no centro da estratégia de sucesso das empresas. Com uma infraestrutura de vanguarda, uma rede comercial com capilaridade nacional e um amplo portefólio de serviços, produtos e soluções empresariais, a PT encontra-se posicionada como o parceiro de referência para o desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial português, a aceleração de startups e smart cities e o crescimento e empowerment da economia em Portugal.

A estratégia da PT para as empresas está desde logo ancorada numa rede comercial com organização geográfica, diversidade de abordagem e capilaridade nacional, contando com mais de 850 comerciais a quem são reconhecidas competências profissionais de excelência e know-how tecnológico, num enfoque contínuo na qualidade e na satisfação permanente do cliente.

Na vertente de portefólio, a PT Empresas distingue três áreas: telecomunicações, information and communication technology (ICT) e business process outsourcing (BPO), sendo objetivo da PT alargar e diversificar progressivamente o seu âmbito de atuação, com vista a dar resposta às novas necessidades dos clientes empresariais.

Nas telecomunicações, destaca-se na estratégia B2B da PT o Globalconnect Pack, a melhor oferta para clientes que necessitam de soluções simples e chave na mão. Esta solução, que inclui uma central virtual suportada em cloud, com voz fixa, banda larga fixa, voz móvel, banda larga móvel, complementada por serviços de disco virtual, domínio e e-mail, viu o seu parque de clientes crescer 9 vezes neste último ano.

Na componente de ICT, em que a PT lidera diferentes streams de trabalho a partir de Portugal para todo o Grupo Altice, sobressaem soluções pioneiras de IoT e M2M, com enfoque na conetividade e rede de comunicação, gestão, transmissão e análise de dados e arquitetura de suporte a serviços e aplicações. Nesta área, destaque ainda para as soluções verticais, caso da gestão de frotas, telemetria de águas, gestão agrícola e de espaços verdes e eficiência energética, em que foram estabelecidas parcerias estratégicas com capacidade de resposta end-to-end.

Afirmando-se como o parceiro ideal na transição para a cloud, a PT apresenta soluções de cibersegurança, housing, backup e storage, serviços geridos de TI, salas de business continuity, servidores virtuais e produtos de collaboration mobility. Esta oferta estratégica beneficia do Data Center da PT na Covilhã, um dos maiores e melhores da Europa e um ativo estratégico que integra a rede de 18 Data Centers do Grupo Altice.

No terceiro eixo do portefólio da PT para o segmento B2B, destacam-se as soluções de BPO, estratégicas para a otimização dos custos empresariais e oportunidade para processos de nearshoring. Também nesta área, a PT é líder ao incorporar no seu portefólio propostas ao nível da gestão de processos e documentos, gestão financeira, recursos humanos e facilities, contact centers e segurança e saúde no trabalho.


PUB