«Alibaba» bateu recorde no Dia dos Solteiros

O Alibaba, gigante do comércio electrónico chinês, facturou 91.200 milhões de yuan (12.303 milhões de euros) nas primeira 13 horas do “Dia dos Solteiros”, quase o mesmo que na totalidade do mesmo dia em 2015.

A data potencia as vendas na China devido às promoções feitas pelas empresas de comércio electrónico e grandes armazéns. A iniciativa é celebrada a 11 de Novembro e foi criada em 2009, pelo fundador do Alibaba, Jack Ma.

Nos primeiros cinco minutos após a meia-noite de hoje (16 horas de quinta-feira em Lisboa), as vendas do Alibaba atingiram os 900 milhões de euros. Ao fim de uma hora, já ia em 4.800 milhões de euros.

O valor registado na totalidade do mesmo dia no ano passado chegou aos 14,3 mil milhões de dólares (13,1 mil milhões de euros). Este ano, mais de 11.000 marcas internacionais, entre as quais a Apple, Burberry, Disney ou Zara, fazem promoções aos seus produtos no Taobao e Tmall.

A Gallo, a marca portuguesa de azeite, aproveitou também a data para lançar uma promoção na sua loja oficial no Tmall. Cada garrafa de 500 mililitros de azeite marcava hoje 368 yuan (50 euros), quase 40% abaixo do preço habitual.

A China é o país mais populoso do mundo, sendo responsável por quase 40% do conjunto mundial de vendas pela internet. Pelas contas do Ministério do Comércio chinês, o valor de vendas ‘online’ superou os quatro biliões de yuan (563.000 milhões de euros) em 2015, mais do triplo do PIB português.


PUB