Apresentação pública da IX Regata MEO – 3ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros/V Troféu Miguel Viveiros

Decorreu no final da manhã de ontem, dia 7 de junho, a apresentação pública da IX Regata MEO – 3ª Prova da Taça da Madeira de Cruzeiros e do V Troféu Miguel Viveiros, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico, na presença do Sr. Presidente Ricardo Franco, do Diretor da Juventude e Desporto, Dr. David Gomes e do Comodoro do Clube Naval do Funchal, Dr.Martim Cardoso.

A regata, organizada pelo Clube Naval do Funchal em coorganização com a Associação Regional de Vela da Madeira, acontece já no próximo sábado, dia 10 de junho, pelas 10h30, num campo de regatas compreendido entre Santa Cruz e Machico. Conforme as condições climatéricas, a regata será feita com uma primeira boia de rondagem em frente à Marina da Quinta do Lorde e a segunda boia no Ilhéu Chão junto às ilhas Desertas e regresso, num percurso de 29 milhas. Segundo Martim Cardoso, Comodoro do Clube Naval do Funchal “29 milhas, em termos de distância é como ir de Santa Cruz à Ilha do Porto Santo, sendo assim uma regata de grande dimensão, que passará por zonas bonitas do concelho”. Quanto a pormenores da competição, indicou que “prevemos ter cerca de uma dezena de embarcações, sendo que a largada irá acontecer pelas 10h30, (…) além da competição, pretendemos dar mais visibilidade desta modalidade, no sentido de captarmos novos atletas.”

A Autarquia de Machico, é parceira deste evento e neste sentido o Sr. Presidente Ricardo Franco, relembrou que “este é mais um evento que se realiza na cidade de Machico e que tem sido apanágio desta Câmara Municipal e também dos parceiros que o compõem. Ano após ano, proporcionamos aos nossos jovens e a todos os que se dedicam às atividades náuticas, mais uma oportunidade de serem postos à prova no nosso mar e de competir. A regata vem cimentando a sua posição em termos das atividades náuticas de Machico e da Madeira, sendo que é muito importante para nós, no que ao mar diz respeito. A autarquia tem vindo a desenvolver um esforço, no que respeita à atribuição de mais 40% de apoio aos clubes e associações, que desenvolvem atividades ligadas ao mar. Fruto disso, temos vindo a dar condições para a prática das modalidades náuticas e que haja mais jovens na nossa baía”.

A organização desta grande regata, também só tem vindo a ser possível graças ao trabalho em conjunto com a Associação Regional de Vela da Madeira, bem como, com o apoio desde há 9 anos da marca MEO e da marca Miguel Viveiros, que este ano para além de apoiar a tradicional competição de jovens velejadores de windsurf, irá incluir uma competição de Stand Up Paddle Board. Segundo Miguel Viveiros, a continuidade desta parceria vem ao encontro de “estarmos ligados à MEO e da sede da nossa empresa ser cá em Machico.

Quanto à nossa parceria com o CNF, a mesma tem corrido bem e fazemos um esforço para manter este evento e dar o nosso melhor para que ele aconteça.

Além do mais, o Troféu Miguel Viveiros visa a participação dos mais pequenos competirem, e de os estimularem a conquistar um prémio. Prevê-se bom tempo, por isso com certeza que será um grande dia.”

Paralelamente e como forma de envolver os mais jovens neste evento, decorrerá, então, a partir das 14h00 o V Troféu Miguel Viveiros.

Este ano para além de apoiar a tradicional competição de jovens velejadores de windsurf, irá incluir uma competição de Stand Up Paddle Board.

Segundo David Gomes, Diretor da Juventude e Desporto, “este é um evento que contribui para o desenvolvimento do desporto regional. É uma prova, que potência a excelência e qualidade de mar e que fomenta a promoção do bonito recorte da baía de Machico. Por outro lado, reflete bem o espirito de marinheiro dos conterrâneos madeirenses”.

A Regata das Desertas, como é mais conhecida entre os amantes da vela é a competição desportiva mais antiga que o Clube Naval do Funchal (CNF) organiza. Segundo Jorge Sequeira, Diretor Comercial da Pt na Região, “estão reunidas um conjunto de condições e entidades, que confluem na organização desta regata e que ano após ano tem sido um sucesso. É também, uma forma privilegiada de contactarmos os nossos clientes e demonstrarmos os nossos produtos e os nossos serviços. O Clube Naval do Funchal, é o clube com mais associados na Ilha da Madeira e, portanto, faz parte da história da Região. A simpatia é tão grande, a organização é eficaz e tão profissional, que é com muita satisfação que nos associamos ao Clube Naval neste evento.

Em paralelo ao evento, a MEO promove um momento de cariz social, que segundo Jorge Sequeira “teremos um passeio/convívio até o cais da sardinha, com o regresso por mar e posteriormente um convívio no Caniçal com clientes e colaboradores e nesse sentido, é um momento muito esperado do ano”.

As competições terminam com a cerimónia de entrega de prémios que contará com a presença de várias entidades, e acontecerá pelas 17h30 no Porto de Recreio de Machico, seguido de um agradável convívio e sorteio de brindes de ambas as marcas patrocinadoras.


PUB